Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 08 de Janeiro de 2025 às 14:37

Correios lança edital de inovação para soluções em logística e planejamento

Durante os 30 dias do prazo para envio de propostas serão promovidos eventos online

Durante os 30 dias do prazo para envio de propostas serão promovidos eventos online

fernando brazão/abr/jc
Compartilhe:
Agências
Empresas, startups, universidades, pesquisadores, alunos e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) podem participar do edital do 1º Ciclo de Inovação Aberta – Soluções Operacionais do Correios. O objetivo é atrair pessoas físicas e jurídicas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a apresentação de respostas a desafios nas áreas de logística, planejamento, inovação, atendimento, tratamento, transporte e distribuição.
Empresas, startups, universidades, pesquisadores, alunos e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) podem participar do edital do 1º Ciclo de Inovação AbertaSoluções Operacionais do Correios. O objetivo é atrair pessoas físicas e jurídicas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a apresentação de respostas a desafios nas áreas de logística, planejamento, inovação, atendimento, tratamento, transporte e distribuição.
Os Correios realizam, pela primeira vez, um processo desse tipo em nível corporativo. Dividido em três fases – desafios públicos, prototipagem e teste de solução inovadora –, o ciclo oferece uma oportunidade para quem deseja colaborar com a evolução da maior empresa logística do Brasil.
Investimentos em tecnologia
A iniciativa integra a estratégia “Correios do Futuro”, que prioriza investimentos em tecnologia e inovação para oferecer serviços mais modernos, rápidos e precisos aos clientes – sociedade, empreendedores e governos.
Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a inovação está no centro da estratégia da estatal. “Este ciclo é um marco para a empresa. Estamos trazendo inovação para o coração de nossas operações e conectando nossas demandas reais às soluções tecnológicas do mercado. Isso reforça nosso compromisso em criar um ecossistema logístico mais eficiente e preparado para o futuro”, disse o gestor.
A licitação é baseada na Lei Complementar nº 182/2021, conhecida como Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, e na Lei nº 13.303/2016, assegurando um processo adequado para a aquisição de soluções inovadoras. Inspirada em iniciativas bem-sucedidas como o programa EITA Recife, os projetos de inovação aberta da Petrobras e do Tribunal de Contas da União (TCU), a estatal aposta na colaboração entre o setor público e privado para impulsionar a criação de tecnologias que modernizem seus processos e elevem a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.
Os interessados podem acessar o edital na página oficial dos Correios. Durante os 30 dias do prazo para envio de propostas, serão promovidos eventos online e disponibilizados materiais de consulta para orientar os participantes.
 

Notícias relacionadas