Há cinco anos, apreciadores de azeite de oliva têm um local para comprar produtos diretamente de olivicultores do Estado. A Feira do Azeite Gaúcho surgiu em 2019 e comemora, neste sábado (6), aniversário de meia década. O evento começa às 10h, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), na rua Gonçalves Dias, nº 570, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
A Feira foi criada por meio de uma parceria entre a Seapi e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Hoje, com 16 produtores de 11 municípios gaúchos, oferece variedades de azeite para degustação, conservas de azeitonas e outros produtos — feitos não somente dos frutos das oliveiras, mas também da madeira e das folhas das árvores
"Em 2019, tomando como modelo feiras de produtores de azeite em outros países, houve uma proposta da Secretaria da Agricultura, através do Pró-Oliva [Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura], ao Ibraoliva para realizar uma experiência, o que acabou se consolidando como a Feira do Azeite Gaúcho", explica o coordenador da Câmara Setorial das Oliveiras da Seapi, Paulo Lipp João.
Conforme Lipp, a cadeia olivícola gaúcha teve uma expansão crescente nos últimos 15 anos graças ao empreendedorismo de produtores no Estado. "Em 2017, com a criação do Ibraoliva, os olivicultores se organizaram institucionalmente, e a Feira é um dos resultados desse avanço", acredita.
O coordenador acrescenta que o espaço, além de um local de venda, gera oportunidade para a troca de experiências entre os próprios olivicultores. "Por outro lado, aproxima os consumidores dos produtores, possibilitando conhecer o trabalho nos olivais, a colheita da oliveira e a fabricação do azeite extravirgem".
Segundo dados da Seapi, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% da produção nacional. São mais de seis mil hectares de área plantada. A maior parte dos olivais está na Metade Sul do Estado, onde as condições climáticas e do solo favorecem o cultivo. Já a indústria do azeite de oliva gaúcho conta com 25 fábricas e 100 rótulos, muitos deles premiados internacionalmente.