Missão do RS vai a Israel para conhecer inovações voltadas ao agro e outros setores

,Governo do RS lançou nesta terça-feira a Missão Oficial Israel Agritech 2023, feira que ocorre entre 17 e 19 de outubro

Por Luciane Medeiros

Diretor Regional da Bril Chamber, Sebastian Watenberg, Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo e Presidente do LIDE Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez LIDE Rio Grande do Sul e a Bril Chamber convidam, para um café da manhã para o lançamento da Missão Oficial Israel Agritech 2023, com promoção do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
O governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira (8) a Missão Oficial Israel Agritech 2023, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec) em conjunto com a Bril Chamber (Câmara de Comércio Brasil Israel) e o Lide RS. A feira, uma das maiores do mundo voltadas ao agronegócio, ocorrerá entre 17 e 19 de outubro e terá a participação de empresas globais e startups.

• LEIA TAMBÉM: Brasil tem apenas 17% das áreas agrícolas cobertas por seguro climático

 
Na Agritech, a comitiva gaúcha, formada por 40 pessoas dos setores público e privado, conhecerá as soluções desenvolvidas pelos israelenses para o agro e outros setores. As condições geográficas de Israel, que tem 60% da sua área formada por desertos, impulsionaram a criação de tecnologias, fazendo com que o país se tornasse destaque em irrigação. “Israel tem se notabilizado pela inovação e tecnologia no agro. Em um Estado como o Rio Grande do Sul onde 40% do PIB é composto pelo agronegócio, certamente é uma definição estratégica buscar a tecnologia e inovação para esses setores especificamente”, avalia o diretor da regional Bril Chamber Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg.
A missão não se restringirá à visitação da feira e terá duração de cinco dias, entre 15 e 19 de outubro. Assim, os integrantes da comitiva poderão visitar iniciativas voltadas a áreas como segurança, saúde e educação. Além da Sedec e da secretaria da Agricultura, outras pastas poderão integrar a comitiva, já que os temas que serão abordados na viagem não ficarão restritos ao agronegócio.
Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento, lembra que o governo gaúcho vem implementando uma agenda de desenvolvimento que inclui missões internacionais como as já realizadas na Alemanha, Estados Unidos e na Argentina. “Israel tem muito a nos ensinar, muita pesquisa, avanços tecnológicos e soluções consolidadas. Essa maior interação permitirá oportunizar negócios, investimentos e principalmente ampliar nosso conhecimento, seja no agro, que é um dos focos da missão, assim como em outras áreas, como segurança, saúde e educação, onde eles têm bastante soluções tecnológicas para poder melhorar esses setores", afirma. O secretário destaca ainda que Israel tem muitas ferramentas que potencializam a ação das forças policiais com inteligência. 
Eduardo Fernandez, presidente do Lide, acrescenta que o intuito é reforçar a divulgação do Estado no exterior. “O Rio Grande do Sul tem abordado essa questão de ir mais para fora, de vender mais as nossas coisas boas e também de buscar grandes empresas de fora para que possam se estabelecer aqui. Na missão oficial, o objetivo principal é unir o público e privado”, reforça.