Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

Empresas

- Publicada em 30 de Maio de 2023 às 16:13

Parceria entre Gerdau e The Town reforça compromisso da siderúrgica com a sustentabilidade

Werneck (e), CEO da Gerdau, detalhou outras ações desenvolvidas pela indústria

Werneck (e), CEO da Gerdau, detalhou outras ações desenvolvidas pela indústria


Gerdau/Divulgação/JC
Luciane Medeiros, de São Paulo
Luciane Medeiros, de São Paulo
A Gerdau e a Rock World, responsável pelo festival de música The Town, firmaram uma parceria inédita para o evento que ocorre em setembro em São Paulo. Todo o aço utilizado para erguer os palcos e outras estruturas fixas e temporárias da Cidade da Música, cerca de 330 toneladas, serão provenientes da reciclagem. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (30) na capital paulista com a presença de Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, Luis Justo, CEO da Rock World, Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer da Rock World, Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões e a cantora Iza.

A iniciativa segue o modelo adotado pela Gerdau e a Rock World no ano passado durante a realização do Rock in Rio, quando a siderúrgica forneceu o aço para erguer o Palco Mundo. Agora, a ideia é construir algo maior ainda. Além dos palcos, outras atrações como a tirolesa também serão feitas a partir de aço reciclável.

"No ano passado, 73% do aço empregado no Palco Mundo no Rock in Rio era reciclado da Gerdau, agora a meta é ter 100%", afirmou Justo, ressaltando a importância da economia circular.

Atualmente, cerca de 71% da capacidade produtiva de aço na Gerdau é proveniente da reciclagem, o que permite a menor emissão de gases de efeito estufa. "Isso faz com que a Gerdau tenha hoje uma das menores emissões de CO2 na indústria do setor. Assumimos recentemente o compromisso de reduzir o patamar de emissões para 0,80t em 2031", destacou Werneck.

Parte das estruturas construídas para o The Town será deixada de herança para a cidade de São Paulo e para o Autódromo de Interlagos.

Além da parceria, outras ações de sustentabilidade foram apresentadas. Uma delas é o Favela 3D, desenvolvida juntamente com a ONG Gerando Falcões e a Volkswagen na Favela do Haiti, na zona Sudeste de São Paulo, que consiste em ações para promover a empregabilidade e interromper o ciclo de pobreza, impactando 290 famílias.

A Gerdau está desenvolvendo também o projeto Reforma que Transforma, que visa resolver o problema da habitação no Brasil. "Ao longo de 10 anos serão impactadas 13 mil moradias no Brasil", anunciou Werneck.

O Favela 3D tem como prioridade levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil, promovendo a transformação total do território, e é um grande orgulho para nós receber o apoio de Gerdau e The Town para a superação da pobreza na Favela Haiti", explicou Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões. Lyra anunciou que foi assinado um acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para o desenvolvimento de projetos no Estado.

Durante o The Town, será vendido o chaveiro Gerdau e Gerando Falcões (foto), produzido a partir de aço 100% reciclável representando a Favela do Haiti. Toda a renda gerada será revertida para projetos de desenvolvimento da comunidade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/05/31/206x137/1_bsr55687-10227837.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'647740a4eaea3', 'cd_midia':10227837, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/05/31/bsr55687-10227837.jpg', 'ds_midia': 'A cantora Iza foi anunciada como Embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town', 'ds_midia_credi': 'Gerdau/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'A cantora Iza foi anunciada como Embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}

A cantora Iza, que fez um pocket show durante o evento nesta terça em São Paulo, foi anunciada como a Embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town. Iza cantou acompanhada da Orquestra de Sucata, projeto social apoiado pela Gerdau.

Gerdau e a reciclagem

  • Gerdau é a maior recicladora da América Latina, são 11 milhões de toneladas de aço reciclado anualmente
  • As 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável que serão utilizadas para erguer as estruturas do The Town equivalem à fabricação de mais de 400 carros populares.
  • Mais de 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, estão envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau.

Atrações do The Town

O The Town inicia no dia 2 de setembro e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10 em uma área de 360 mil m2 do Autódromo de Interlagos. Serão quatro palcos, por onde passarão grandes nomes da música internacional e nacional. 
Entre as atrações internacionais, farão shows Bruno Mars, Foo Fighters, Demi Lovato, Post Malone, Queens Of The Stone Age, Garbage e Maroon 5, entre outros.
Do lado brasileiro, além de Iza, se apresentarão no evento Ney Matogrosso, PittyRacionais & Orquestra Sinfônica Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Glória Groove, Jão, Maria Rita, Ludmilla e outros.