Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Prêmio Destaques do Ano

- Publicada em 31 de Maio de 2023 às 14:54

Pacto Alegre, o projeto que fez a Capital unir forças

Audy vê capital como polo de classe mundial e atratividade para talentos

Audy vê capital como polo de classe mundial e atratividade para talentos


PUCRS/DIVULGAÇÃO/JC
Melhoria da autoestima, atração de novos investimentos e de talentos e a elaboração de uma visão de futuro minimamente consensuada entre todos. Fruto de quase três décadas de ações envolvendo os atores da quadrupla hélice da capital gaúcha, o Pacto Alegre nasceu em 2019 e se consolida como um dos movimentos mais emblemáticos da capital gaúcha que olha para o futuro.
Melhoria da autoestima, atração de novos investimentos e de talentos e a elaboração de uma visão de futuro minimamente consensuada entre todos. Fruto de quase três décadas de ações envolvendo os atores da quadrupla hélice da capital gaúcha, o Pacto Alegre nasceu em 2019 e se consolida como um dos movimentos mais emblemáticos da capital gaúcha que olha para o futuro.
“O Pacto nos mostra que podemos construir mais juntos e que unir forças nos faz melhores. É resultado de um trabalho que envolveu muitas lideranças, públicas e privadas nos últimos anos, criando um caldo cultural muito propício para a emergência deste projeto”, comenta Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e um dos idealizadores deste movimento.
Criado em 2019 na capital gaúcha, o Pacto Alegre nasceu como resultado da Aliança para a Inovação de Porto Alegre e é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).
O objetivo? Transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e, com isso, melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.
“Hoje o Pacto Alegre reúne as principais lideranças de nossa cidade e do nosso Estado, as universidades, as empresas e suas entidades representativas, o governo municipal e Estadual e a sociedade civil organizada”, observa Audy.
Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo Pacto estão o Instituto Caldeira, a renovação do Quarto Distrito, a criação da marca e símbolo oficial de Porto Alegre, a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras, a realização do Festival POA 2020 e do South Summit Brazil.
“Essas iniciativas têm mudado, e muito, o mindset de nossa comunidade de inovação e da nossa cidade como um todo. Temos ainda enormes desafios a enfrentar, de nos abrirmos mais à diversidade, aos projetos que envolvam a formação para a cidadania, a qualificação da educação no município e a atuação nas comunidades de nossa cidade”, reforça Audy. Para ele, o desafio é transbordar para a capital, a todos os nossos 1,5 milhões de cidadãos, os benefícios que a educação, a inovação, a criatividade e as novas tecnologias podem trazer para a cidade.
Para o ciclo 2023-2024, ele destaca projetos estratégicos que estão em pleno desenvolvimento, como a continuidade da ação coordenada no South Summit Brazil com o Governo Estadual e Municipal, a janela da cidade para o mundo, e os Projetos Territórios Inovadores, com foco nas comunidades, e Cidade Educadora, que visa transformar a cidade em uma fonte de educação.
Todas estas iniciativas estão articuladas com os sete desafios estratégicos do Pacto: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade, Qualidade de Vida, Modernização da Administração Pública e Desafios Estratégicos.
“A grande lição do Pacto Alegre é a lógica de pensar o futuro juntos e atuar de forma colaborativa. Transformar Porto Alegre em um ecossistema de inovação de classe mundial para a criação de um futuro melhor para todas as pessoas. Cooperamos na construção de um ambiente inspirador que contribua para um futuro melhor para nossa cidade e para as pessoas que fazem parte dela”, destaca Audy. 

Aliança para a Inovação foi a base para movimento

Luiz Carlos Pinto ressalta mudança da mentalidade para um paradigma focado na parceria

Luiz Carlos Pinto ressalta mudança da mentalidade para um paradigma focado na parceria


LUIZA PRADO/JC
O Pacto Alegre é resultado da Aliança para Inovação de Porto Alegre, uma iniciativa potente que surgiu em 2018 a partir da conjugação de esforços da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e da Unisinos.
O projeto reúne os componentes da quádrupla hélice, impulsionados pela Aliança, em conjunto com a Prefeitura Municipal, e com a participação ativa de empresários como Aod Cunha e Marciano Testa.
O coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, comenta que o Pacto Alegre foi ancorado na Aliança para a Inovação e construído de forma compartilhada entre as mais diversas forças e entidades do ecossistema da cidade, se configurando em uma plataforma essencial de conexões e articulação.
“Isso permitiu a construção de projetos altamente impactantes e mudou a mentalidade reinante para um paradigma em que a parceria e crença na capacidade de transformação da realidade se afirmaram. O espírito do Pacto contaminou e incentivou os vários atores da cidade a assumirem uma postura protagonista e colaborativa na construção de uma Porto Alegre mais inovadora e melhor de se viver”, celebra.
O acordo tríplice de universidades, prorrogado por mais cinco anos recentemente, cumpre o papel de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.
Para ele, o desafio nos próximos anos é manter esse engajamento, incrementar a complexidade e impacto das ações e contribuir para que a inovação de fato melhore a vida das pessoas de todos os segmentos. “Nesse momento em que estamos vibrantes e com muitas ações, cabe ao Pacto buscar as ações estruturantes que podem ajudar a efetivar as grandes mudanças na educação, na matriz econômica e na paisagem urbana da cidade”, finaliza o coordenador do projeto.