Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 23 de Maio de 2023 às 00:35

Viés de dados afeta 57% das organizações do País

Risco escondido da Inteligência Artificial preocupa mercado

Risco escondido da Inteligência Artificial preocupa mercado


AdobeStock/Divulgação/JC
Não é novidade que um dos assuntos mais delicados quando falamos de Big Data e Inteligência Artificial é o viés das decisões. Agora, um estudo global conduzido pela Progress, empresa de software para desenvolvimento de aplicações e infraestrutura listada na Nasdaq, mostra que esse tema está afetando quase 60% das empresas no Brasil (58%).
Não é novidade que um dos assuntos mais delicados quando falamos de Big Data e Inteligência Artificial é o viés das decisões. Agora, um estudo global conduzido pela Progress, empresa de software para desenvolvimento de aplicações e infraestrutura listada na Nasdaq, mostra que esse tema está afetando quase 60% das empresas no Brasil (58%).
A pesquisa Data Bias: The Hidden Risk of AI ("Enviesamento de dados: o risco escondido da IA", em português), conduzida pela empresa de pesquisa independente Insight Avenue, ouviu mais de 640 profissionais de negócios e TI em todo o mundo.
Foram entrevistadas pessoas em cargos de direção e acima que usam dados para tomar decisões e que usam ou planejam usar inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML ou machine learning, em inglês) para apoiar suas tomadas de decisão. E mostra que, no mundo, 78% dos decisores empresariais e de TI acreditam que o viés de dados se tornará uma preocupação maior à medida que o uso de IA/ML aumenta, mas apenas 13% deles estão atualmente tratando disso e têm um processo de avaliação contínuo.
No Brasil, 57% das organizações afirmam sofrer com o enviesamento de dados, 82% acreditam que ter uma abordagem sustentável à questão permitirá o crescimento da confiança na automação de decisões, e 75% confirmam que precisam fazer mais para lidar com esse problema.
"Há uma preocupação crescente e muito a ser feito em relação ao enviesamento de dados no Brasil. As informações deixam claro como este fenômeno pode afetar negativamente as operações comerciais e a tomada de decisões em todos os setores", comenta o vice-presidente da Progress para América Latina e Caribe, Francisco Larez, destacando que isso acelera à medida que novas capacidades de inteligência artificial e machine learning são identificadas, potencializando o uso.
Um dos resultados apontados pelo estudo é que os vieses de dados, muitas vezes, são herdados por experiências culturais e pessoais daqueles que constroem os modelos de Inteligência Artificial e de machine learning, produzindo resultados inesperados e potencialmente prejudiciais às pessoas e organizações.
No entanto, apesar do risco de armadilhas legais e financeiras, há uma falta de compreensão em torno do treinamento, processos e tecnologia necessários para lidar com esse fenômeno de maneira eficaz.
Entre os benefícios de tomar medidas para evitar enviesamento de dados, segundo os líderes brasileiros, está o aumento das oportunidades de mercado (96%), mais atratividade para o cliente e uma tomada de decisão mais eficaz (92%) e melhora na diversidade e na inclusão (90%).
Já entre os principais riscos de não abordar adequadamente o viés de dados eles citam possíveis danos à reputação e credibilidade (61%) e problemas de segurança e governança (57%).

GOVBR cresce 16% no Rio Grande do Sul no primeiro quadrimestre

Sebben conta que ferramenta de educação já é utilizada em dez municípios

Sebben conta que ferramenta de educação já é utilizada em dez municípios


LEONARDO LENSKIJ/DIVULGAÇÃO/JC
A GOVBR, empresa de soluções tecnológicas para a gestão pública, cresceu 16% no faturamento no primeiro quadrimestre do ano no Rio Grande do Sul, em comparação com o mesmo período de 2022. A empresa atribui os bons resultados ao processo de transformação digital nos serviços públicos municipais. A empresa expandiu seus serviços para a cidade de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, e ampliou o fornecimento de soluções nos 46 municípios que já atende, incluindo atendimento em prefeituras, câmaras e outros órgãos municipais.
Entre as soluções adotadas pelos municípios, estão o Sistema em Nuvem, desenvolvido em parceria com a Amazon e adotado por 18 localidades, além do Processo Digital, implementado em outras 13, que reduz custos de impressão em papel e agiliza o atendimento ao cidadão.
Já a ferramenta voltada à educação é utilizada em dez municípios e tem o objetivo de otimizar a gestão escolar e proporcionar um relacionamento mais eficiente entre município, Secretaria de Educação, escolas, professores, pais e estudantes. Outra solução adotada por sete localidades é a ferramenta com foco na saúde, que faz com que seja oferecido atendimento 100% digital aos cidadãos.
Além da transformação digital, outro fator que contribui para o crescimento da empresa é a adequação dos municípios ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

Realidade virtual simula precipício em evento

Sistema foi desenvolvido pela Toast VR Games para mostrar o poder da tecnologia

Sistema foi desenvolvido pela Toast VR Games para mostrar o poder da tecnologia


Toast/Reprodução/JC
A sensação de estar à beira de um precipício poderá ser experimentada através de um simulador que estará no estande da Fecomércio-RS na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), que acontece em Porto Alegre nos dias 24, 25 e 26 de maio. O chamado Richie's Plank Experience foi desenvolvido pela Toast VR Games para mostrar o poder da realidade virtual (VR). A experiência pede que os usuários subam ao último andar de um prédio comercial e saiam para uma prancha pendurada para a rua.
Segundo a Fecomércio-RS, o objetivo de levar a experiência à FBV tem relação com a própria temática da feira, já que o mundo do varejo, negócios e vendas envolve assumir riscos e enfrentar resultados.
O estande será dividido em quatro corners, com atividades de moda, beleza e lazer, além de espaço para startups apresentarem inovações no setor do comércio varejista vinculadas ao LAB Fecomércio-RS. Outras atrações são os óculos metaverso e a Vitrine Inteligente, que permite "experimentar" peças de vestuário através do espelho inteligente.

Notas rápidas

Virtueyes oferece soluções de redes privativas
» A Virtueyes, empresa de Novo Hamburgo, passará a oferecer soluções de redes privativas para indústria e o setor de agronegócio. As redes privativas são sistemas de conectividade totalmente autônomos, exclusivos para uma organização ou área, com tráfego de dados independente da malha das operadoras móveis de telecomunicações..
Estágio técnico
» O Centro de Integração e Capacitação em Tecnologia da Informação (CIC-TI), uma iniciativa da Assespro-RS está completando 16 anos de atuação em 2023 com mais de 13,7 mil contratos de estágio de nível técnico e superior assinados. A taxa de efetivação está acima de 40%. Atualmente, são mais de 6,6 mil currículos cadastrados no banco de dados, 883 instituições de ensino conveniadas em todo o País.