Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 04 de Maio de 2023 às 20:39

Cristo Protetor leva riqueza ao Vale do Taquari

Obra religiosa foi construída apenas com recursos da comunidade

Obra religiosa foi construída apenas com recursos da comunidade


/Associação Amigos de Cristo/Divulgação jc
Luciana Radicione, de Encantado
Luciana Radicione, de Encantado
Destaque por sua vocação econômica voltada ao setor da alimentação, o Vale do Taquari caminha para se tornar referência nacional também em turismo. Desde o início da construção da maior escultura católica do mundo - o Cristo Protetor - a cidade de Encantado (RS) desponta como referência já em turismo religioso. A visitação à estátua de 43,5 metros de altura (com pedestal) que abraça a cidade de pouco mais de 24 mil habitantes está a pleno há mais de um ano, mesmo com as obras em curso.
Mais de 150 mil pessoas já estiveram no Morro das Antenas, local em que a estrutura está localizada. São elas que contribuem financeiramente para que a obra avance. O monumento, assim como o complexo do entorno, está sendo construído exclusivamente com recursos da comunidade e capitaneados pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), organização sem fins lucrativos que desde o início viabiliza os recursos financeiros para o projeto.
De acordo com o prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), a cidade tem grandes desafios pela frente, sobretudo a partir da inauguração do Complexo do Cristo Protetor, previsto para novembro deste ano. Além da questão da infraestrutura para que a cidade possa suportar um contingente de 100 mil pessoas previsto a partir da inauguração, Calvi destaca que a mão de obra qualificada é um dos grandes gargalos da cidade. "Temos que mudar e fazer com que as coisas funcionem. A cidade com a maior estátua de Cristo do mundo há pouco tempo não possuía sequer Secretaria de Turismo e Conselho de Turismo", afirmou. Hoje, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), voltado a consolidar parcerias e proporcionar o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística, é presidido por Glória Villa. "Sabemos que temos muitos detalhes para mudar. Encantado já mudou bastante, mas a questão da qualificação da mao de obra ainda é uma dificuldade grande, não apenas no contexto do turismo. É preciso que o empresariado perceba esse novo contexto da cidade", disse, referindo-se a setores como gastronomia, hotelaria e serviços.
No âmbito do turismo, a ausência de guias de turismo, por exemplo, começou a ser revertida com o lançamento do Projeto Jovens Condutores Culturais, que visa preparar estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Médio para atender turistas.
 

Complexo com 14,3 mil metros quadrados abre ao público em novembro

Complexo Cristo Protetor

Complexo Cristo Protetor


/Associação Amigos de Cristo/Divulgação jc
O Complexo do Cristo Protetor está quase pronto. O espaço abrangerá uma área de 14,3 mil metros quadrados e está previsto para ser inaugurado em novembro deste ano. Será a consolidação de um esforço iniciado ainda em 2019, atravessou uma pandemia e chega ao final com a expectativa de trazer desenvolvimento com o turismo que não se limita ao religioso. Os números dessa expansão já despontam na cidade, que na virada de 2021 para 2022 registrou a criação de mais de 420 novas empresas de diversos segmentos.
O parque do complexo contará com diversas edificações, entre elas uma capela toda envidraçada em meio à mata nativa; a Fonte dos Apóstolos, que terá 12 jatos d'água para representar os Apóstolos escolhidos por Jesus e o Caminho dos Salmos, um trajeto que demarcará o ponto chave da peregrinação, tendo início no portal de entrada do parque até a estátua do Cristo com citações dos respectivos salmos da Bíblia.
Além disso, os visitantes do Cristo Protetor de Encantado poderão conhecer a Fonte da Vida, situada no pedestal da obra, com oito nichos em cor preto. As quedas d'água simbolizam a ressureição de Jesus Cristo. Além disso, haverá um local que guardará os nomes das pessoas que contribuíram, de forma espontânea, para a construção do momento.
O Complexo do Cristo Protetor contará ainda com outros serviços aos visitantes, tais como bilheteria, praça de alimentação, sanitários e salas comerciais. A obra está orçada em R$ 15 milhões. Em outra frente, a prefeitura atua para dar o acesso público ao complexo, com a pavimentação de estradas, além de participar para a construção do Jardim do Acolhimento, espaço público no entorno do Cristo Protetor que já recebeu R$ 5 milhões da bancada gaúcha para as obras. "Esse será um espaço público mais focado na natureza do entorno", destacou Calvi. As obras do Jardim do Acolhimento estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano.

O Cristo Protetor

Altura total: 43,5 metros
Pedestal: 6 metros
Altura da estátua: 37,5 metros
Envergadura: 39 metros

Altitude em relação ao nível
do mar: 436 metros

Peso total: 1712 toneladas
Altura em relação à cidade: 359 metros
Escultor: Markus Moura
Visitação guiada: sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Agendamentos: (51) 98175.0985