Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

Inovação

- Publicada em 23 de Março de 2023 às 13:00

Montagem do South Summit movimenta Centro Histórico de Porto Alegre

As armações dos futuristas espaços geodésicos que abrigarão as empresas parceiras são feitas de material de reaproveitamento

As armações dos futuristas espaços geodésicos que abrigarão as empresas parceiras são feitas de material de reaproveitamento


TÂNIA MEINERZ/JC
À espera de 20 mil pessoas, a estrutura que irá abrigar a segunda edição South Summit Brazil, de 29 a 31 de março, está sendo erguida à beira do Guaíba, em Porto Alegre. O movimento de trabalhadores nos armazéns do Cais era intenso na manhã desta quinta-feira (23). 
À espera de 20 mil pessoas, a estrutura que irá abrigar a segunda edição South Summit Brazil, de 29 a 31 de março, está sendo erguida à beira do Guaíba, em Porto Alegre. O movimento de trabalhadores nos armazéns do Cais era intenso na manhã desta quinta-feira (23). 
Em uma área de 22 mil metros quadrados, 450 operários montam os oito palcos onde cerca de 700 palestrantes abordarão as mais diversas faces da tecnologia e inovação global. Neste ano, participam 100 fundos de investimento, além de 2.020 startups de 86 países.
Pautada pela sustentabilidade, a preocupação com o meio ambiente começa pela construção, que segue processos ambientalmente responsáveis e eficientes: do planejamento do projeto à a operação, manutenção, renovação e demolição. As armações dos futuristas espaços geodésicos que abrigarão as empresas parceiras, por exemplo, são feitas de material de reaproveitamento e as lonas da cobertura se transformarão em sacos de dormir quando desmontadas.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/23/206x137/1_tm_230223_cais_south_summit___6_-10161030.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'641c7701e47cb', 'cd_midia':10161030, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/23/tm_230223_cais_south_summit___6_-10161030.jpg', 'ds_midia': 'South Summit. Montagem da estrutura do evento no Cais Mauá', 'ds_midia_credi': 'TÂNIA MEINERZ/JC', 'ds_midia_titlo': 'South Summit. Montagem da estrutura do evento no Cais Mauá', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Para garantir uma experiência ainda mais satisfatória do que a do ano passado, o CEO do evento, Thiago Ribeiro, destaca uma série de alterações feitas a partir da observação dos visitantes em 2022. Uma das medidas foi separar a feira de startups (marketplace) dos palcos, deixando esses últimos em espaços exclusivos, já que as conversas paralelas atrapalhavam a acústica. Além disso, foram promovidas uma série de ajustes técnicos a fim de qualificar a acústica local.
“O Cais é um lugar tombado pelo patrimônio, e isso nos impõe algumas limitações. Diante disso, ampliamos em 30% os espaços cobertos e de assentos, que certamente vão melhorar a experiência em caso de chuva. Aprimoramos, ainda, a circulação, mobilidade e acessibilidade das áreas”, ressalta o CEO.
Ribeiro afirma, ainda, ter resolvido outro ponto de queixa dos frequentadores da edição passada: a falta de uma área com frutas, água, como é comum em eventos deste tipo. “Teremos quatro praças de alimentação com uma oferta bastante variada de itens, incluindo frutas”, salienta.
Com o objetivo de atrair todo ecossistema empreendedor, a organização do South Summit Brazil, que integra a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, busca consolidar e ampliar as operações com quem quer aplicar dinheiro em modelos inovadores de negócios para desenvolvimento de novas soluções e consequente retorno financeiro.
Além do Cais Mauá muitas atividades serão realizadas em outras regiões da cidade, possibilitando maior integração e ampliação do espaço físico e cultural. A programação inclui atividades paralelas em outros pontos da cidade.