Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eventos

- Publicada em 11 de Agosto de 2022 às 20:46

Prêmio Exportação RS chega aos 50 anos e reconhece as marcas de destaque no setor

Prêmio Exportação ADVB/RS agracia 68 organizações, a maior edição já realizada

Prêmio Exportação ADVB/RS agracia 68 organizações, a maior edição já realizada


TÂNIA MEINERZ/JC
Bárbara Lima
Com a intenção de reconhecer as marcas exportadoras do Rio Grande do Sul, empresários de diversos setores da economia gaúcha se encontram, na noite desta quinta-feira (11), na casa NTX, em Porto Alegre, para participar da 50ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil). A edição deste ano contempla 68 organizações, um número recorde.
Com a intenção de reconhecer as marcas exportadoras do Rio Grande do Sul, empresários de diversos setores da economia gaúcha se encontram, na noite desta quinta-feira (11), na casa NTX, em Porto Alegre, para participar da 50ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil). A edição deste ano contempla 68 organizações, um número recorde.
Segundo o Presidente do Conselho da premiação, Fabrício Forest, este é um momento muito especial e emocionante por se tratar dos cinquenta anos de criação do prêmio, que visa estimular e reconhecer marcas de grande e pequeno porte com relevância no cenário internacional. “Depois de anos difíceis, com pandemia e guerra, estar celebrando a exportação do RS é muito emocionante. Aqui premiamos quem é merecedor, seja pequena, média ou grande empresa”, ressalta.
O CEO do prêmio, Edmilson Milan, reforça esse sentimento. “A exportação é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento econômico de um país. Toda vez que você exporta, você gera emprego e renda que ficam no Brasil”, disse. Ele relata ainda que negociar internacionalmente melhora processos internos que colaboram com o mercado nacional.
Neste ano em que o prêmio comemora meio século de existência, os organizadores decidiram homenagear Gunther Staub, idealizador desse reconhecimento às marcas exportadoras quando era presidente da ADVB, na década de 1970. Ele, presente no evento, relembra as dificuldades que enfrentou para exportar. “Ninguém conhecia Porto Alegre, só conheciam São Paulo e as praias do Nordeste. Eu fiz um álbum com fotografias da cidade e das fábricas. A criação do prêmio foi mais uma ação de estímulo, além de palestras, que reconheciam os empresários que exportam, que realizam um grande esforço”, reflete.
Para reconhecer o diálogo comercial do Rio Grande do Sul com tantos países estrangeiros, o evento traz elementos simbólicos, como bandeiras de outras nações, como Estados Unidos e México, e comidas típicas. No local, o grupo de bailarinos da Move It, vestidos com roupas de época na recepção dos convidados, também programa uma apresentação especial, que representa a temática da premiação: passado, presente e futuro. A expectativa é que o evento conte com 700 pessoas do ramo empresarial. "Importante dizer que esse evento reconhece a arte e a cultura também", diz o bailarino Tom Nunes.
Na lista de premiados, há quem receba ainda o prêmio de Distinção Especial de Exportador Diamante, por conquistar dez edições, e a Distinção Especial de Exportador Ouro, que por conquistar cinco edições. Esse último título é dado a Rasip nesta edição, premiada na categoria Destaque Setorial Agropecuário. “Essa distinção é diferente, pois vem chancelar tudo que é feito no campo, desde plantio, colheita, armazenagem”, comenta o CEO da empresa, Sergio Barbosa. Localizada em Vacaria, a Rasip tem comercialização de 80 toneladas de maçãs por ano.
A STIHL Brasil, que já foi reconhecida por onze vezes na premiação, tem 50% do faturamento proveniente de exportação. Em 2021, a unidade brasileira da marca alemã alcançou com as exportações uma receita superior a R$ 1,4 bilhão. No comparativo com o ano anterior, a quantia representa um crescimento de 23% no faturamento da unidade. Ao todo, a STIHL Brasil destinou itens para 72 países. “Para nós é uma felicidade estar participando de uma celebração como essa, estamos com toda a equipe de exportação aqui praticamente”, afirma Silvana de Carvalho, gerente de vendas da empresa.
Confira abaixo os premiados nas categorias do Prêmio Exportação RS 2022:
Destaque Avanço Global
- CALÇADOS BEIRA RIO S.A.
- Systemhaus Ltda
Destaque Inovação Tecnológica
- Kappesberg
Destaque Mercadológico
- TERMOLAR S.A.
- Docile
-
- Schio
- Marcopolo
- STIHL Ferramentas Motorizadas
- Randon Implementos
- BIA BRAZIL ACTIVEWEAR
- 3tentos
- Mega Embalagens
Destaque Pequeno Desbravador
- Creatore Sofás
- Lyoh
Destaque Serviços de Suporte à Exportação
- Efficienza Negócios Internacionais
- Kuehne Nagel Serviços Logísticos Ltda
- Banrisul Armazéns Gerais S/A
- Interlink Cargo
- ES LOGISTICS
-- AD Shipping
- Euro-América
- Scala
- CLEMAR ASSESSORIA E LOGÍSTICA EM COMÉRCIO INTERNACIONAL
- Wilson Sons - Unidade Tecon Rio Grande
- Pibernat Logística
- DORACORPGROUP
Destaque Setorial - Agropecuário
- Vibra
- CCGL
- SLC AGRÍCOLA S.A.
- Rasip
Destaque Setorial - Alimentos
- Dubai Alimentos
- PECCIN
- Conservas Oderich
- Nutrire Indústria de Alimentos ltda
- Cooperativa Languiru Ltda
Destaque Setorial - Bebidas
- Família Salton
- Bebidas Chiamulera
- Vinícola Arbugeri
- Cachaçaria Weber Haus
- FANTE BEBIDAS
Destaque Setorial - Calçados/ Couros/ Aterfatos
- Industria e comercio de couros Dowidi Ltda
- WERNER CALÇADOS
- CALÇADOS PICCADILLY
Destaque Setorial - Eletroeletrônicos
- TDK
Destaque Setorial - Madeiras e Derivados
- Sena Madeiras
- CMPC
- Resinas Jardim
Destaque Setorial - Máquinas e Equipamentos
- Kepler Weber
Destaque Setorial - Máquinas e Implementos Agrícolas
- VENCE TUDO
Destaque Setorial - Metalúrgico
- Maxiforja Componentes Automotivos Ltda.
- FERRAMENTAS GEDORE
- Taurus Armas
Destaque Setorial - Móveis
- Doripel Móveis
- Finger Móveis Planejados
- Multimóveis
Destaque Setorial - Petroquímico
- BSBIOS
Destaque Setorial - Plásticos/ Produtos de Borracha
- Pisani Plásticos SA
- Xalingo
Destaque Setorial - Químico/ Medicamento/Farmoquímicos
- FCC
- NOKO
Destaque Setorial - Têxtil
- Maria Pavan
Destaque Setorial - Veículos/Autopeças
- Dana
- Fras-le
- PRIORITY AUTOMOTIVE
- FORBAL AUTOMOTIVE
Destaques Empresas Comerciais Exportadora e Trading Companies
- SOUTH SERVICE TRADING SA
Destaque Serviços Exportados
- Druzina Content 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO