O serviço de mobilidade por aplicativo 99Moto começou a funcionar nesta segunda-feira (1) na Região Metropolitana de Porto Alegre. O serviço para viagens de motocicleta da 99 é uma nova opção de transporte por app. A ideia é oferecer aos usuários mais uma alternativa de mobilidade para os deslocamentos diários e uma possibilidade de complemento de renda para os motociclistas que decidam usar a plataforma. O serviço conta com uma série de recursos de segurança para as corridas.
Desde janeiro, nove cidades brasileiras já contam com a opção de intermediação de trajetos por motocicleta no aplicativo. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o serviço 99Moto é realizado nas cidades de Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba. “A expansão do serviço do 99Moto faz parte do compromisso da empresa em oferecer o acesso a mais opções acessíveis de mobilidade", destacou Igor Soares, Líder de Categorias na 99.
As motocicletas apresentam vantagens como o baixo custo de compra do veículo e o menor consumo de combustível: são capazes de fazer até 50km com um litro de gasolina. Por esse motivo, o serviço oferece uma opção acessível de geração de renda aos motociclistas e pode ser até 30% mais barato para os passageiros em comparação com a categoria de viagem por carro.
A empresa trabalha para que passageiros e motociclistas tenham acesso a ferramentas de segurança como sistemas de checagem e validação de cadastros, seguro contra acidentes e uma central 24 horas, além das outras ferramentas já conhecidas na 99 – caso do monitoramento em tempo real via GPS, gravação de áudio, compartilhamento de rotas e um botão para ligar para a polícia. O uso de capacetes é obrigatório e o uso de máscaras é recomendado. Para solicitar o serviço, basta o usuário acessar o aplicativo da 99 e selecionar a categoria 99Moto ao solicitar a corrida.
Para ser um motociclista parceiro do 99Moto é preciso ter 19 anos ou mais, carteira de habilitação definitiva e cumprir todos os requisitos do cadastramento feito no app da 99 no ícone “quero ser motorista”.
Promocionalmente, no lançamento, a taxa de intermediação do app será de 0,99% sobre o valor total das corridas. Os passageiros transportados devem ter a partir de 18 anos de idade e usar capacete, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.