No ano em que completa duas décadas de história, a Perfil Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Joinville (SC), também festeja o status de ser a maior empresa de gestão de energia independente do Sul do País. A projeção é encerrar 2022 com crescimento de 50% na receita sobre o ano passado e a geração de novos postos de trabalho – atualmente, são 41 profissionais.
Em lugar de frear a expansão, a pandemia da Covid-19 descortinou a importância de as empresas zelarem pela sustentabilidade financeira e ambiental de seus negócios. Adquirir energia elétrica do mercado livre garante média de 33% de economia no caixa das companhias em comparação ao setor tradicional. Isto fez com que a carteira de clientes da Perfil Energia recebesse reforço de 120% nos últimos dois anos, repercutindo em alta de 76% na receita. “Renegociamos os contratos com garantia de mais prazos, dando total suporte”, assinala Marcela Sperb Moraes, CEO da Perfil Energia.
Os clientes estão espalhados em 134 municípios de 15 estados. O Rio Grande do Sul responde por 50% dos consumidores assessorados pela consultoria, compostos por indústrias, hospitais, instituições de ensino e companhias do agronegócio. Um dos cases é a Universidade de Caxias do Sul que deixou de emitir 1.225.924 toneladas de dióxido de carbono na natureza no último ano, em decorrência da compra de energia no mercado livre. A instituição recebe energia de quatro fontes: pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, solar e eólica. “Atendemos todas as necessidades desse mercado, com análise de laudos técnicos, estudo de eficiência energética e crédito de ICMS”, pontua Cléo Diehl Moraes, fundador da Perfil Energia, com mais de 20 anos de experiência na antiga CEEE.
Os clientes da Perfil Energia têm acesso exclusivo a um aplicativo, com o qual é possível não só acompanhar os dados de consumo em tempo real, mas também o histórico de resultados. Os consumidores são assessorados para escolher, dentre os melhores fornecedores de energia elétrica do país, os que apresentarem a melhor relação custo-benefício.