A transição para a
tecnologia 5G já começou no Brasil — a primeira cidade a recebê-la é Brasília, nesta quarta-feira (6). Com isso, será interrompido o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais, que devem ser substituídas pela nova parabólica digital. A Siga Antenado, inciativa determinada pela Anatel, vai distribuir e instalar 1,5 mil kits gratuitos para auxiliar pessoas de baixa renda em Porto Alegre.
O programa prevê um investimento de R$ 6,3 bilhões na transição para a parabólica digital e a geração de R$ 250 bilhões de impacto na produtividade da economia brasileira até 2035. O 5G vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C) e, por isso, aqueles que utilizam esse serviço para acessar a TV aberta precisam trocar os equipamentos pelos que operam em outra faixa (Banda Ku).
"O kit é composto por um conjunto de equipamentos. Tem a antena, que trabalha em uma frequência mais alta — a Banda Ku, acima de 10GHz. Tem ainda cabos conectores, o receptor de Banda Ku, o receptor de satélite e sua fonte de alimentação", detalhou o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, em coletiva realizada no hotel Hilton nesta manhã.
Nesta segunda, começou o agendamento para a instalação dos kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais do governo federal, por cadastro único. Na primeira fase, o foco é distribuir e instalar os kits nas capitais brasileiras. A partir daí, a iniciativa será expandida para municípios do interior — etapa que, para Guerra, deve ser desafiadora.
"O interior realmente será o grande desafio deste processo. Vejo uma população que recebe muito sinal de TV parabólica, então a nossa logística precisa estar bem preparada. No fundo, as capitais são o primeiro teste do projeto", constata.
O prazo original para o fim da primeira fase era junho deste ano, mas foi estendido para agosto devido a problemas logísticos relacionados à pandemia da Covid-19. Segundo Guerra, tudo indica que o prazo será cumprido.
"O programa vai até 2026, são quatro anos praticamente, e a gente tem até dez de 2026 para executar ele como um todo. Mas ele é faseado por cidades", acrescenta.
A nova parabólica digital, que tem melhor qualidade de imagem e de som, mantém a programação regional e permanece gratuita. O agendamento para a instalação já está disponível a famílias de Porto Alegre inscritas em programas sociais do governo federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento. Isso pode ser feito pelo site do
Siga Antenado, com CPF ou NIS, ou via ligação gratuita para o número 0800 729 2404.
Segundo a entidade, aqueles que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura, não sofrerão alterações.
"Siga Antenado" é o nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa (EAF). Com abrangência nacional, a entidade não governamental sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz.