Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Abril de 2021 às 10:00

Marcas que se destacaram em inovação e meio ambiente

Randon e Marcopolo lideram como Marca Gaúcha Inovadora, e Braskem e CMPC, em Marca Ambiental

Randon e Marcopolo lideram como Marca Gaúcha Inovadora, e Braskem e CMPC, em Marca Ambiental


MONTAGEM FOTOS FELIPE DALLA VALLE/DIVULGAÇÃO/CLAITON DORNELLES/ARQUIVO/BRASKEM/FABIANO PANIZZI/DIVULGAÇÃO/JC
Duas categorias do Marcas de Quem Decide, evento do Jornal do Comércio e Qualidata, destacam nomes do setor econômico gaúcho que se diferenciam pelas ações e pelos investimentos no meio ambiente e em inovação. No grupo de Marca Gaúcha Ambiental, sete grupos foram reconhecidos na pesquisa. Já na Marca Gaúcha Inovadora, estão mais seis finalistas. 
Duas categorias do Marcas de Quem Decide, evento do Jornal do Comércio e Qualidata, destacam nomes do setor econômico gaúcho que se diferenciam pelas ações e pelos investimentos no meio ambiente e em inovação. No grupo de Marca Gaúcha Ambiental, sete grupos foram reconhecidos na pesquisa. Já na Marca Gaúcha Inovadora, estão mais seis finalistas. 
No dia 26 deste mês, caderno especial e conteúdos nas redes sociais e site do JC vão trazer a íntegra dos vencedores.
A chilena CMPC, uma das maiores players da indústria de celulose nas Américas com seu complexo em Guaíba, e Braskem, gigante no continente e que está no Polo Petroquímico de Triunfo, encabeçaram o elenco ambiental, seguida por outra. A papeleira é a mais lembrada, e a petroquímica, a preferida.
Randon, de implementos rodoviários e autopeças, e Marcopolo, também de transporte, são as duas mais inovadoras. O empate se explica por que a Randon desponta como a mais lembrada, e a Marcopolo, como a preferida. 
O diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger, reconheceu a relevância da premiação ambiental para a empresa. "Saber que a sociedade gaúcha reconhece que a celulose é um produto renovável, sustentável e biodegradável é importante. Essa é a matéria-prima do futuro, e compartilhar isso com toda a sociedade é uma grande honra", destacou.
Já Daniel Fleischer, diretor de Relações Institucionais da Braskem, afirmou que o destaque da empresa como marca ambiental aponta que foram trilhados os caminhos certos em seus projetos e ações em sustentabilidade. "A Braskem investe em inovação e tecnologia, em harmonia com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do Estado", comentou.
Para Daniel Randon, CEO e presidente das Empresas Randon, a inclusão da companhia em categorias como inovação, meio ambiente e empreendedorismo mostra que as ações desenvolvidas durante a crise da pandemia foram corretas. "Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho dos mais de 13 mil protagonistas que são nossos colaboradores, que movem as Empresas Randon no sentido do nosso propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade", afirmou.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, comentou que o reconhecimento da empresa valida o propósito da companhia de ser protagonista em soluções de mobilidade. "Também reforça nosso ideal de sermos uma empresa sustentável e inovadora", apontou o executivo.
Um detalhe: algumas marcas estão nas duas frentes, reforçando a interação e integração entre as duas dimensões dentro da condução e sustentação dos negócios. São elas Randon, Marcopolo e Tramontina, que têm outra característica em comum: nasceram e têm suas sedes na Serra Gaúcha.

Confira os nomes de cada lista das categorias

Marca Gaúcha Ambiental
  • CMPC e Braskem
  • Marcopolo
  • Tramontina
  • Gerdau
  • Randon
  • Fruki
Marca Gaúcha Inovadora
  • Randon e Marcopolo
  • Tramontina
  • Lojas Renner
  • Melnick
  • Tecnopuc

Palavra dos vencedores 

Mauricio Harger, diretor geral da CMPC:
"A CMPC ganhou o prêmio ambiental do Marcas de Quem Decide, e para a gente esse reconhecimento é importante. Saber que a sociedade gaúcha reconhece que a celulose é um produto renovável, sustentável e biodegradável é importante. Essa é a matéria-prima do futuro, e compartilhar isso com toda a sociedade é uma grande honra."
Daniel Fleischer, diretor de Relações Institucionais da Braskem:
"Nós da Braskem estamos honrados e agradecidos todos aqueles que escolheram nossa marca como líder na categoria marca gaúcha ambiental, o que nos leva a crer que estamos nos caminhos certos em nossos projetos e ações em sustentabilidade. A Braskem investe em inovação e tecnologia, em harmonia com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do Estado."
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo:
"A Marcopolo é uma empresa consolidada no mercado, com mais de 70 anos de tradição. Ser reconhecida como grande marca gaúcha, marca gaúcha ambiental, marca inovadora e na categoria especial de proatividade na pandemia valida nosso propósito de sermos protagonistas em soluções de mobilidade. Também reforça nosso ideal de sermos uma empresa sustentável e inovadora."
Rosane Fantinelli, gerente de Marketing da Tramontina:
"Estar entre as marcas preferidas no Rio Grande do Sul reforça a presença da Tramontina na vida das pessoas. Se estamos recebendo esse reconhecimento é porque mais de 9 mil funcionários não medem esforços para continuar essa história que se iniciou há 110 anos. É no fazer bonito que a Tramontina, uma marca genuinamente brasileira, e todos os seus consumidores, se encontram."
Pedro Moraes Torres Pinto,  head global de Comunicação Corporativa da Gerdau:
"A Gerdau é, com orgulho, a grande marca gaúcha do ano. Um ano tão especial, em que a empresa completa 120 anos. A Gerdau nasceu em Porto Alegre, e ser reconhecida pela população gaúcha como uma empresa gaúcha é muito gratificante. Quero parabenizar o Jornal do Comércio e os mais de 30 mil colaboradores da Gerdau por essa trajetória de muito sucesso."
Daniel Randon, CEO e presidente das Empresas Randon:
"Para as Empresas Randon é uma honra estar em destaque, sendo uma das marcas mais lembradas pelos gaúchos nesse premio. Alem disso, poder figurar em frentes como inovação, meio ambiente e empreendedorismo mostram que as ações da Randon durante a crise da pandemia foram corretas e muito nos orgulham. Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho dos mais de 13 mil protagonistas que são nossos colaboradores, que movem as empresas Randon no sentido do nosso propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade."
Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da Fruki:
"É uma grande satisfação estar entre as grandes marcas gaúchas e também ser citada entre as marcas ambientais gaúchas. Estamos muito honrados e lisonjeados com essa importante conquista, que entendemos que é resultado de um trabalho muito sério feito ao longo de anos na nossa empresa. Fica aqui o compromisso de seguir fazendo bem feito e, de no ano que vem, estar aqui de novo, nesse momento especial, recebendo novamente esse destaque que nos orgulha tanto."
Fábio Faccio, diretor-presidente das Lojas Renner:
"É um orgulho e uma honra muito grande estar aqui, em nome da Renner, para receber o prêmio das Marcas de Quem Decide 2021. Fomos eleitos marca líder na categoria de Moda Feminina, e entre as mais queridas em Inovação, assim como em Marca Gaúcha. Isso é resultado de um time competente, que se esforça muito para encantar a todos, o que é nosso propósito."
Juliano Melnick, CEO da Melnick:
"Gostaria de expressar o orgulho que eu e todo o time da Melnick sentimos de sermos novamente reconhecidos na categoria Construtora, tanto na lembrança quanto na preferência do Marcas de Quem Decide. Este ano o orgulho é triplo porque também estamos entre as marcas mas citadas entre as empresas gaúchas inovadoras."
Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc:
"O prêmio reconhece todo nosso esforço, principalmente nesse momento de pandemia, de crise sanitária. Concentramos muito de nosso trabalho aqui do parque em ajudar as pessoas e instituições a enfrentar esse momento delicado de nossa sociedade. Isso nos deixa alegres por estarmos cumprindo a nossa missão, fazendo a diferença."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO