Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

imprensa

- Publicada em 27 de Maio de 2019 às 03:00

JC completa 86 anos e apresenta novidades

Programas em podcast da equipe do Geração E trazem série sobre empreendedorismo

Programas em podcast da equipe do Geração E trazem série sobre empreendedorismo


LUIZA PRADO/JC
O Jornal do Comércio completou, no sábado, dia 25 de maio, 86 anos de circulação ininterrupta. Ao renovar o compromisso com a informação de responsabilidade que marca a linha editorial do veículo, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul também apresenta uma série de novidades a partir desta segunda-feira.
O Jornal do Comércio completou, no sábado, dia 25 de maio, 86 anos de circulação ininterrupta. Ao renovar o compromisso com a informação de responsabilidade que marca a linha editorial do veículo, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul também apresenta uma série de novidades a partir desta segunda-feira.
Uma delas é a renovação do projeto gráfico da edição impressa. O novo design, desenvolvido pela equipe de diagramação do JC, prevê páginas mais leves e agradáveis para a leitura. O jornal fará uma reorganização de alguns conteúdos, também com o objetivo de facilitar e melhorar a leitura.
Outra novidade é a extensão do Anuário de Investimentos do Rio Grande do Sul nas plataformas digitais do JC. A primeira edição desse especial saiu no fim de 2018, consolidando a informação, que fica diluída ao longo do ano, sobre todos os investimentos públicos e privados que foram anunciados ou inaugurados em solo gaúcho. Agora, esse material estará reunido em um hotsite, atualizado diariamente. E a soma dos investimentos também poderá ser vista em tempo real, a partir de quarta-feira, através do Investômetro, painel on-line criado pelo JC para aferir os aportes realizados no Estado.
Ainda na linha de diversificar o conteúdo para além do impresso, o Jornal do Comércio passará a produzir podcasts. Serão programas especiais, elaborados em séries temáticas. As entrevistas em áudio serão publicadas semanalmente. Na largada, o especial "Histórias empreendedoras", com a equipe do GeraçãoE, e uma rodada de conversas com empresários do Rio Grande do Sul, "Mentes transformadoras", conteúdo assinado pela jornalista especializada em tecnologia do JC, Patricia Knebel. Ela também ganhará mais espaço. A coluna Mercado Digital - publicada nas quintas-feiras na versão impressa - passa a ter uma página. O mesmo acontece com o espaço Giro Rápido, coluna voltada aos lançamentos do mercado automobilístico, escrita pelo jornalista Vinicius Ferlauto.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/04/30/206x137/1_mc29049_evento_knebel__23_-8707618.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5cc8e8ac81dec', 'cd_midia':8707618, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/04/30/mc29049_evento_knebel__23_-8707618.jpg', 'ds_midia': 'Entrevistas de Patricia Knebel (e) com empresários viram programa', 'ds_midia_credi': 'MARIANA CARLESSO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Entrevistas de Patricia Knebel (e) com empresários viram programa', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}

Rodada de conversas com empresários do Rio Grande do Sul é conteúdo assinado por Patricia Knebel (e). Foto Mariana Carlesso/JC

Pioneirismo na cobertura econômica marca trajetória do Jornal do Comércio

Com circulação ininterrupta há 86 anos, o Jornal do Comércio foi pioneiro na cobertura da economia. Começou como um boletim informativo que comunicava aos atacadistas da época a entrada de produtos coloniais na Capital. Nascia o então Consultor do Comércio, periódico cuja primeira edição circulou em 25 de maio de 1933, sob o comando de Jenor Cardoso Jarros.
As poucas páginas impressas em formato de jornal foram crescendo e conquistando assinantes no Rio Grande do Sul. O boletim se tornou trissemanal (segundas, quartas e sextas-feiras) na década de 1950. Entre suas notícias econômicas, divulgava informações comerciais, títulos protestados, falências e concordatas, câmbio, transmissão de imóveis, manifestos de importação e exportação, bem como manifestos de entrada de produtos do Interior, quer via férrea, quer via rodoviária.
Já se apresentava, na época, como "a mais completa publicação de informações comerciais do Estado". Depois de 23 anos de caminhada, o Consultor do Comércio passou a se chamar Jornal do Comércio, em 1 de outubro de 1956.
O passo seguinte foi se tornar um jornal diário, o que aconteceu no dia 1 de setembro de 1960. Com novos investimentos, o JC ganhou uma sede na avenida João Pessoa, 1.282. Foi em 1968 - há 51 anos -, e, até hoje, o jornal está no mesmo endereço. Também foi uma época de investimentos na impressão do jornal. Em novembro de 1969, no auge do sucesso empresarial, Jenor Cardoso Jarros faleceu prematuramente.
Deixou o seu legado para a viúva, Zaida Jayme Jarros, e para o seu filho, Delmar Jarros. Os dois comandaram o jornal nas três décadas seguintes - ela, como presidente, e ele, como diretor administrativo do JC.
Em 1998, Mércio Tumelero ingressou na administração do JC. Nos anos 2000, assumiu como diretor-presidente e implantou uma série de melhorias. Em 2019, segue à frente do Jornal do Comércio, que lança hoje novidades editoriais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/05/27/206x137/1_linhadotempo_27052019-8733477.gif', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5cec1612a2dce', 'cd_midia':8733477, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/05/27/linhadotempo_27052019-8733477.gif', 'ds_midia': 'Linha do Tempo JC 27052017', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado/Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'Linha do Tempo JC 27052017', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}