Os usuários dos planos pré-pago e Oi Controle da Oi terão, a partir do dia 1º de dezembro, a navegação interrompida ao final da franquia da internet caso não paguem um pacote adicional.
A mudança significa o fim da velocidade reduzida após o consumo da franquia do pacote contratado. Se o cliente não pagar o valor extra, ficará sem sinal.
Em nota, a Oi disse que considera o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança, uma "tendência mundial para garantir uma melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel".
Desde 6 de novembro, os usuários do plano pré-pago da Vivo no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais também começaram a experimentar a nova forma de cobrança.
No caso da Vivo, os usuários receberão um SMS quando o consumo atingir 80% e outro quando atingir 100% do pacote. O plano adicional de 50 MB custa R$ 2,99 e tem validade de sete dias.
A empresa diz que a medida pode ser estendida para outras regiões nos próximos meses e que a nova forma de cobrança valerá também para usuários de plano pós-pago, mas não há previsão para entrar em vigor.
Procurada na quinta-feira (6), a TIM informou, por nota, que "está atenta às tendências de mercado e acredita que mudanças do formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural". "A empresa, no entanto, não prevê qualquer ajuste, por enquanto, e segue avaliando as diferentes possibilidades."