Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

INOVAÇÃO

- Publicada em 10 de Novembro de 2014 às 00:00

Solução verifica cobrança dos serviços de telecom


CPQD/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Controlar os gastos de telecom em grandes empresas costuma ser uma tarefa árdua e arriscada, mas uma tecnologia desenvolvida pelo CPqD tem facilitado a gestão dos gastos com telefonia fixa, móvel e internet.
Controlar os gastos de telecom em grandes empresas costuma ser uma tarefa árdua e arriscada, mas uma tecnologia desenvolvida pelo CPqD tem facilitado a gestão dos gastos com telefonia fixa, móvel e internet.
Desenvolvida pela equipe de especialistas da instituição, o CPqD Tem faz parte de um conjunto de ferramentas de software e processos operacionais que facilitam a auditoria de faturas e a alocação correta dos recursos, dando suporte à negociação de novos contratos.
Essas ações permitem reduções significativas no valor total das despesas com recursos e serviços de telecomunicações — a economia nas corporações que já utilizam a solução fica em torno de 10%, podendo, em alguns casos, chegar a até 35% de redução. Um dos motivos pelos quais isso acontece é pelo monitoramento de possíveis cobranças indevidas.
O gerente de inovação e mar-keting de produto do CPqD, André Temple, explica que as operadoras usam sistemas de tarifação diferenciados para grandes corporações. São valores negociados que variam de acordo com o porte do cliente e dos serviços prestados. “Estas regras especiais entram no sistema por meio de regras de tarifação para que o cliente seja cobrado, mas muitas vezes isso pode levar a alguns erros de cobrança”, explica. O CPqD Tem torna possível identificar possíveis desvios, como o fato de o cliente estar pagando a mais, e permite que as empresas peçam ressarcimento.
O grande diferencial da solução é trabalhar com alguns algoritmos exclusivos, que foram criados a partir da reutilização dos mesmos aplicativos que geram as faturas das grandes operadoras. “Transformamos esse sistema em um auditor de faturas único no mercado”, revela Temple.
Quando o usuário faz uma ligação telefônica, a operadora registra o número de origem, número para o qual ele está ligando, a data, horário e o tempo de duração da chamada. Cada tarifa é cobrada com base neste conjunto de características. No processo de auditoria feito pelo CPqD Tem, os algoritmos analisam cada sistema da fatura e verificam se a cobrança está sendo feita corretamente.
O desenvolvimento da solução foi feito por uma equipe de especialistas do CPqD e os algoritmos de tarifação vem sendo constantemente aprimorados. A cada ano, cerca de quatro versões são lançadas, com novas funcionalidades que são identificadas no mercado e inseridas no produto. O CPqD é uma instituição independente com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação. Há 38 anos no mercado, conta com cerca de 1,3 mil profissionais.
Recentemente, a solução ganhou uma versão mobile, que funciona em smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS. O sistema está disponível para download nas lojas de aplicativos da Google e da Apple e permite que os colaboradores e gestores de empresas usuárias da solução CPqD Tem acessem informações sobre gastos em telecom direto do smartphone. “Esta versão mobile oferece essas informações mais executivas, para que os gestores possam analisar e tomar decisões mais rapidamente”, diz Temple.

Ezmall facilita a vida de consumidores e varejistas

Criado pela startup Five and a Half, o ezmall é um aplicativo multifuncional que possibilita ao usuário escolher as lojas e marcas preferidas, encontrar produtos de seu interesse e visualizá-los com uma qualidade de imagem diferenciada. Também é possível pesquisar preços, fazer compras e efetuar o pagamento digital, tudo pelo celular. Inicialmente, o app está disponível para usuários do iPhone. 
Com a função Me Leva, o usuário escolhe a loja ou restaurante que deseja ir e, caso a distância seja pequena – dentro de um shop-ping, por exemplo – a câmera do aparelho será acionada e uma seta irá indicar, em tempo real, o caminho a seguir. Se o usuário estiver distante do destino, o GPS é acionado automaticamente. A funcionalidade Gourmet possibilita escolher o restaurante preferido, efetuar reservas ou entrar remotamente na fila de espera para verificar o tempo previsto para ser chamado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO