O candidato do PRTB ao governo do Rio Grande do Sul, Edison Estivalete Bilhalva, foi a cavalo até sua seção eleitoral na manhã deste domingo (5). Estivalete, que tem domicílio eleitoral em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi votar pilchado, segurando a bandeira do Estado. Chegou acompanhado do irmão, Assis, que tocava uma gaita.
Estivalete é oficial da reserva da Brigada Militar (BM) e fez campanha focada na questão da segurança. Entre suas propostas, defendeu a anulação da Secretaria Estadual de Segurança Pública, dando ao Comandante da BM status de secretário de Estado. O uso da indumentária do gaúcho foi frequente em sua propaganda eleitoral de TV.
O candidato fez sucesso nas redes sociais, especialmente na última semana de campanha, após o último debate entre candidatos exibido pela RBS TV. Perguntando sobre as polêmicas declarações do candidato do seu partido à Presidência, Levy Fidelix, sobre casamento civil homossexual, Estivalete falou que "nós gaúchos não temos preconceito com ninguém" e revelou que o PRTB possui uma ala gay no Rio Grande do Sul. Provocou risadas ainda ao falar sobre a integração entre polícias quando declarou que é casado com uma policial civil e, por isto, já promove a integração entre as polícias em casa.