Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

AGRONEGÓCIOS

- Publicada em 18 de Julho de 2014 às 00:00

Trigo avança com melhora das condições climáticas


PAULO ERNANI PERES FERREIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Com as condições meteorológicas favorecendo os produtores nos últimos dias, o processo de plantio pode evoluir de forma satisfatória nos últimos dias, segundo o informativo conjuntura da Emater. O percentual da área plantada atingiu, nesta semana,  93% do total da área projetada inicialmente, aproximando-se da média histórica registrada nos últimos anos.
Com as condições meteorológicas favorecendo os produtores nos últimos dias, o processo de plantio pode evoluir de forma satisfatória nos últimos dias, segundo o informativo conjuntura da Emater. O percentual da área plantada atingiu, nesta semana,  93% do total da área projetada inicialmente, aproximando-se da média histórica registrada nos últimos anos.
Regiões importantes como Ijuí, Santa Rosa, Passo Fundo, Frederico Westphalen, entre outras, se aproximam da finalização. Nas regiões onde o período recomendado vai até o fim deste mês (Nordeste e Sul do Estado), o plantio atinge cerca de 80% da área prevista.
De maneira geral, as lavouras estão em processo de emergência e estabelecimento inicial das plantas que, com o retorno da boa luminosidade da última semana, além de temperaturas amenas durante o dia, retomaram o crescimento e melhora no padrão de coloração. Todavia, algumas lavouras ainda se ressentem das pesadas chuvas ocorridas em fins de junho que causaram problemas de germinação e mesmo de erosão, principalmente naquelas onde o manejo visando à conservação solo (plantio em nível, terraços, etc.) era deficiente. Em muitas destas áreas, as falhas não são concentradas, o que inviabiliza o replantio, fato que forçará os produtores a repor parte dos fertilizantes, ocasionando elevação dos custos de produção.
Um levantamento realizado pela Emater após as pesadas chuvas que se abateram, principalmente, no Norte do Estado, indica que cerca de 174.500 hectares (aproximadamente 15% do total previsto para este ano) se encontram nessa situação. As consequências desse evento, em relação à produtividade esperada, são difíceis de serem quantificadas, uma vez que a cultura está em estágio inicial, com muitas delas podendo se recuperar, desde que ocorra um manejo adequado durante seu ciclo. Nos casos em que ocorreu perda total os produtores estão solicitando amparo do Proagro (seguro).
A cultura da canola encontra-se em fase final de desenvolvimento vegetativo e início de floração. Com o desenvolvimento inicial abaixo do esperado, em que as primeiras plantas apresentaram baixo índice de inflorescência decorrente das condições meteorológicas, aos poucos começa a recuperação dos danos causados pelo excesso de chuvas. Nesse último período, houve retomada do crescimento das plantas, beneficiadas pela complementação da fertilização com nitrogênio e controle das invasoras. O preço referencial para negócios segue as oscilações momentâneas da soja, em R$ 59,00 a saca no balcão.
Os produtores de cevada, especialmente das áreas que tiveram excesso de chuvas na implantação da cultura, aproveitaram o retorno do sol para encerrar a semeadura da cevada. As lavouras semeadas primeiramente na Metade Norte, encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo, sem problemas com pragas e doenças.
As outras áreas formadas nos últimos dias e que representam em torno de 15% da área total inicialmente prevista, estão em fase de germinação. Em razão das condições ocorridas, nova avaliação de área deverá ser realizada no futuro próximo, pois há tendência de redução, devido aos ciclos culturais e prazos estabelecidos (zoneamento). A referência de preço é de R$ 33,00 a saca (equivalente ao trigo).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO