Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ELEIÇÕES 2014

- Publicada em 20 de Junho de 2014 às 00:00

PRB integrará aliança com PP na corrida ao Piratini


THANISE MELO/ALRS/JC
Jornal do Comércio
Um dos partidos mais cobiçados pelas candidaturas ao Palácio Piratini nestas eleições, o PRB anunciou, na quinta-feira, a decisão de apoiar a senadora Ana Amélia Lemos (PP) na disputa. O partido pretende formalizar, na próxima semana, a coligação com o PP. O ato político deve ocorrer na convenção do partido, marcada para sábado da semana que vem, às 9h, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Um dos partidos mais cobiçados pelas candidaturas ao Palácio Piratini nestas eleições, o PRB anunciou, na quinta-feira, a decisão de apoiar a senadora Ana Amélia Lemos (PP) na disputa. O partido pretende formalizar, na próxima semana, a coligação com o PP. O ato político deve ocorrer na convenção do partido, marcada para sábado da semana que vem, às 9h, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Para a tarde do mesmo dia está marcada a convenção do PP, que deve contar com representantes de todos os partidos que irão sustentar a candidatura de Ana Amélia. O PRB se une a uma chapa que já contava com PP, PSDB e Solidariedade (SDD).
A decisão de integrar a coligação em prol da senadora, de acordo com o presidente estadual do PRB, o deputado estadual Carlos Gomes, foi ao encontro dos pedidos dos filiados, que demonstraram maior empolgação pela candidatura da progressista. O comunicado oficial divulgado na quinta-feira no site da sigla ainda cita o “potencial eletivo da aliança na proporcional para deputado federal e para a Assembleia Legislativa”. O partido deve se coligar com o PSDB e com o SDD para lutar por cadeiras no Parlamento gaúcho.
O presidente estadual do PSDB, Adilson Troca, relata que os partidos firmaram acordo para que a indicação da vaga ao Senado siga com o PSDB. Mas Gomes afirma que o tema segue em aberto. “Vamos discutir”, minimiza. O SDD reivindica a indicação do deputado estadual Cassiá Carpes para a vaga de vice-governador, mas, diante da dificuldade na escolha do candidato ao Senado, o posto segue indefinido.
O PSDB articula para indicar o secretário de Transparência do governo Yeda Crusius (PSDB, 2007-2010), Francisco Luçardo. Além dele, o vice-governador da gestão Antônio Britto (PMDB, 1995-1998), Vicente Bogo, também se ofereceu à direção partidária para concorrer. “Queremos apresentar dois ou três nomes”, conta Troca, ressaltando que a decisão sobre a indicação não deve passar da próxima semana.
O PRB também era sondado pelo PDT, que vai disputar o governo estadual com o deputado federal Vieira da Cunha. Inicialmente, também o PT tentou atrair o partido, que integrava a gestão de Tarso Genro (PT), mas não obteve êxito.

PCB escolhe Humberto Carvalho para concorrer ao governo estadual 

Guilherme Darros
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) deve confirmar em sua convenção, no dia 28, o nome do advogado Humberto Carvalho como candidato da sigla ao Palácio Piratini, além dos professores Nubem Medeiros como vice e Humberto Sório como candidato ao Senado.  O PCB foi o último partido a confirmar seu candidato para o governo do Estado. Agora, para que todas as chapas estejam completas, falta o PDT, do pré-candidato Vieira da Cunha, definir seu vice e o PP, de Ana Amélia Lemos, anunciar o vice e o candidato ao Senado.
Humberto Carvalho também foi candidato do PCB na eleição de 2010, quando obteve 1.889 votos. Nubem Medeiros concorreu a vereador em 2012, obtendo 498 votos. Segundo Medeiros, a sigla está consciente de que será uma eleição difícil. “Nós não fazemos a mínima ilusão de que possamos ganhar, mas o que importa para nós é levarmos a nossa proposta e dialogar com os mais variados segmentos da sociedade gaúcha”, explicou Medeiros, que afirmou que o partido tem um programa diferenciado em relação aos “partidos da ordem burguesa”. “Nós queremos levar um programa socialista e mostrar que esse sistema capitalista não tem condições de atender às necessidades da população”, afirmou o candidato a vice-governador.
Em sua convenção, o partido também deve confirmar Edson Canabarro como candidato a deputado federal, que concorreu ao mesmo cargo em 2010, e João Manoel Fialho, que concorreu a vereador em Santana do Livramento no pleito de 2012, à Assembleia Legislativa.
O PCB chegou a ser convidado para integrar a chapa formada pelo P-Sol e pelo PSTU, inclusive com a possibilidade de indicar o vice do pré-candidato Roberto Robaina (P-Sol), porém, a exemplo de 2010, o partido decidiu apresentar candidatura própria.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO