Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COPA 2014

- Publicada em 14 de Maio de 2014 às 00:00

Dilma vê ‘má vontade fantástica’ com as obras


FREDY VIEIRA/JC
Jornal do Comércio
Após visitar obras da transposição do Rio São Francisco, no interior do Ceará, a presidente Dilma Rousseff criticou ontem aqueles que falam mal das obras do governo federal para a Copa do Mundo. Ela citou especificamente o caso do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, que, segundo ela, está muito bem feito. Para a presidente, há problema de postura daqueles que querem usufruir da Copa.
Após visitar obras da transposição do Rio São Francisco, no interior do Ceará, a presidente Dilma Rousseff criticou ontem aqueles que falam mal das obras do governo federal para a Copa do Mundo. Ela citou especificamente o caso do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, que, segundo ela, está muito bem feito. Para a presidente, há problema de postura daqueles que querem usufruir da Copa.
“Acho que é uma má vontade fantástica com o País falar de um pingo d’água em Guarulhos”, disse a presidente, em entrevista no canteiro de obras da barragem de Jati. Dilma disse ainda que as obras nos aeroportos e estádios estão todas encaminhadas, e que a Copa tem todas as condições de ser um sucesso.
A 30 dias do início do torneio, das 167 intervenções prometidas pelo Brasil para sediar a Copa, apenas 68 estão prontas (41%). Outras 88 (53%) ainda estão incompletas ou ficarão para depois do Mundial e outras 11 obras foram abandonadas.
Dilma também afirmou que o governo tem como garantir a segurança para todos os brasileiros e estrangeiros que forem assistir aos jogos da Copa.  Sobre manifestações, Dilma declarou que o País é uma democracia e que todos têm o direito de protestar, desde que não o façam com vandalismo. “Temos condições de garantir a segurança.  A Força Nacional de Segurança vai assegurar que a Copa do Mundo seja feita pacificamente. Se as pessoas quiserem protestar, podem, mas democracia não significa vandalismo”, disse.
A presidente destacou ainda que uma “conjunção de forças”, incluindo a Polícia Federal, as Forças Armadas e as polícias militares, garantirá a segurança da Copa do Mundo no Brasil.
Dilma confessou que nunca assistiu a um jogo em um estádio de futebol, porque isso nunca foi prioridade para ela. Mas pontuou que não há um brasileiro que não tenha acompanhado um mundial de futebol, em grupo ou em família. Ainda defendendo o direito daqueles que gostam de Copa do Mundo e não são contra a sua realização, a presidente deu um exemplo: “Numa família, pode até haver alguma pessoa que não goste de Copa, mas uns gostam com pipoca e cervejinha, e essas pessoas têm de ser respeitadas”.

‘Copas são a mesma porcaria’, afirma Andrade Gutierrez

O presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, disse ontem, em Paris, que a situação das obras da Copa do Mundo é “tranquilésima” e que o Brasil está melhor do que a África do Sul no quesito organização para o evento.
“Eu já fui em sete copas do mundo. É a mesma porcaria. Foi uma zona em Tóquio (2002) para chegar ao estádio, mas deu certo. Para entrar no estádio em Joanesburgo (2010), lama no entorno, terra e tinha chovido. Nada é tão pronto e tão ruim. No nosso caso é muito melhor do que na África do Sul”, declarou o presidente da Andrade Gutierrez durante um intervalo do “The Brazil Business Summit”, evento promovido pela revista britânica “The Economist”, em Paris (França). “A situação é tranquilésima. Esse é um problema midiático. Aí vem o senhor Jérôme Valcke (secretário-geral da Fifa) dizendo que está atrasado, que não fez um monte de coisa”, criticou o executivo.
A Andrade Gutierrez foi responsável pelas obras de quatro estádios (Rio, Brasília, Porto Alegre e Manaus) e integra o consórcio das obras do metrô de Salvador, que só vai entrar em operação no dia 13 de junho, quando as seleções da Espanha e da Holanda se enfrentam no estádio da Fonte Nova. “Discordo que haja atraso nas obras da Copa. O que você chama de obras da Copa, eu nem sei o que são. Por exemplo, o metrô de Salvador. Mobilidade urbana não é para a Copa, a gente precisa sempre”, afirmou.
Azevedo lembrou que a Andrade Gutierrez entregou todas as obras da Copa do Mundo para as quais foi contratada, destacando o estádio Beira-Rio. “Uma, que é a do (estádio do) Internacional (Beira-Rio), não só fiz, mas paguei. Eu sou o investidor do único estádio do Brasil com 100% de recurso privado. Não tem recurso público. O próprio clube colocou uns R$ 26 milhões também. Os outros R$ 400 milhões nós é que botamos.”
Segundo o executivo, as críticas são causadas por mau gerenciamento de imagem do evento pelo governo. “Quando ganhou, o Brasil fez festa e todo mundo achou do cacete, maravilhoso. Eu não lembro de ninguém reclamando que ganhamos a Copa”, disse.

Movimento em shoppings deve ser menor nos dias de jogos

Os shopping centers esperam um movimento menor durante a Copa do Mundo, aponta pesquisa do Ibope Inteligência divulgada ontem. Segundo o levantamento, 62% das empresas acreditam que o número de visitantes cairá significativamente, especialmente nos dias de jogos.
Apesar de 79% dos entrevistados afirmarem que prepararam ações de marketing específicas para o período (como eventos e promoções), 29% não têm certeza sobre os benefícios do torneio para os lojistas. Mesmo assim, 37% devem contratar funcionários e mais da metade vai alterar o horário de funcionamento durante a Copa.

Motéis lançam campanha para hospedar turistas no campeonato

Os motéis também querem tirar uma casquinha da Copa do Mundo. A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) e o Guia de Motéis lançaram um sistema de reservas para quem ainda não conseguiu um quarto nos hotéis das cidades-sede. O motel seria uma alternativa para o torcedor passar a noite antes de ver os jogos do Mundial.
Ao todo, participam do sistema 79 motéis: 33 de São Paulo, 10 de Recife, oito de Fortaleza, sete do Rio de Janeiro, sete de Porto Alegre, quatro de Brasília, três de Belo Horizonte, três de Curitiba e um de Manaus. Quem quiser fazer reservas deve procurar o site do Guia de motéis.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO