A companhia aérea uruguaia BQB oficializou ontem a criação de dois novos voos saindo de Porto Alegre. Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, serão os novos destinos oferecidos pela empresa a partir de 16 de dezembro. Em ambas as rotas, haverá uma escala em Montevidéu, no Uruguai, mas sem a necessidade de o passageiro descer do avião. O tempo de espera na capital portenha (no aeroparque) será de uma hora, enquanto na capital chilena não passará de 40 minutos. Serão seis voos semanais para cada cidade, de domingo a sexta-feira.
Dessa forma, depois de alguns anos, Porto Alegre retoma sua conexão com o Chile. As vendas das passagens já começaram há uma semana. “Tem havido uma boa procura para o voo de Santiago, tanto de Porto Alegre para lá como de lá para cá. O público dessa rota é mais o de negócios. No entanto, com promoções nos preços, pretendemos atrair o turista”, ressalta o gerente comercial da BQB, Alejandro Dieguez. No início da operação, as passagens para Buenos Aires e Santiago custarão US$ 160,00, ida e volta, sem as taxas. “Não há um prazo determinado para essa promoção. Vamos ver como as coisas vão transcorrer”, enfatiza Dieguez.
O gerente de relações públicas da BQB, Claudio Merelas, ressalta que Porto Alegre tem um papel importante na consolidação da empresa no Brasil e prevê uma demanda alta pelas rotas oferecidas pela companhia.
“Porto Alegre é importante para nós pela posição geográfica e também porque notamos uma demanda grande daqui para o Uruguai e a Argentina. Acreditamos que para o Chile vai funcionar da mesma maneira”, aponta. Implementado em fevereiro deste ano, o trajeto Porto Alegre-Montevidéu tem transportado, em média, 800 passageiros por mês.
Além de Porto Alegre, a BQB atualmente opera em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em breve, novas cidades brasileiras vão entrar no mapa da aérea. Em dezembro, iniciam-se operações em Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. “Com a Copa do Mundo, em 2014, temos uma boa perspectiva de expansão. A BQB é uruguaia e também é bastante conhecida na Argentina. Com os pacotes que oferecemos, podemos trazer muita gente ao Brasil”, afirma Ghelssy Pereyra Silva, gerente da bandeira para o Brasil.