O Jornal do Comércio circula hoje com o caderno especial Marcas de Quem Decide. A cobertura da pesquisa sobre lembrança e preferência de marcas no Estado está retratada em uma publicação com o número recorde de 160 páginas, nas quais o ranking é explicado por análises e gráficos. Empresários, executivos, gestores de marcas, publicitários e autoridades são responsáveis por 72 artigos de opinião redigidos com exclusividade para o caderno. A publicação amplia e detalha os resultados da 15ª edição do Marcas de Quem Decide, apresentados no dia 5 de março, quando os vencedores também receberam seus certificados em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A pesquisa, que teve início em 1999, a partir de uma parceria entre o JC e a Qualidata, avaliou 100 segmentos empresariais e três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente.
O caderno é visto como um guia completo sobre as marcas e as suas performances. A pesquisa ouviu, entre 5 de novembro e 26 de dezembro do ano passado, 590 empresários, executivos e profissionais liberais em 47 municípios de todas as regiões do Estado, representando 63% da população e 67% das empresas. O levantamento é o único no País que apura a lembrança (memória) e preferência (experiência) em relação às marcas, diferenciando-se dos trabalhos similares, que se dedicam apenas aos tops of mind.
Além do manancial de informações gerado pela pesquisa, o caderno, renovado graficamente para uma leitura agradável e dinâmica, abre espaço para a cobertura fotográfica da cerimônia de premiação, ocasião em que líderes empresariais, executivos, gestores, publicitários e jornalistas também desfrutaram de momentos de confraternização durante um café da manhã. O caderno também está disponível no site do JC e para acesso na versão mobile nas plataformas IOS e Androide.