Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

consumo

- Publicada em 30 de Dezembro de 2011 às 00:00

FCDL prevê alta de 4,5% para o varejo do Estado em 2012


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Jornal do Comércio
O comércio do Rio Grande do Sul deve ter um crescimento médio real de 4,5% em 2012, segundo a pesquisa de Confiança do Varejo, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) entre os dias 5 e 26 de dezembro de 2011. A entidade, que ouviu 451 lojistas que atuam nos principais polos econômicos do Estado, afirma que 66,9% dos empresários estão muito confiantes.
O comércio do Rio Grande do Sul deve ter um crescimento médio real de 4,5% em 2012, segundo a pesquisa de Confiança do Varejo, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) entre os dias 5 e 26 de dezembro de 2011. A entidade, que ouviu 451 lojistas que atuam nos principais polos econômicos do Estado, afirma que 66,9% dos empresários estão muito confiantes.
Outros 21,6% da amostra afirmaram que estão confiantes na economia do Estado e apenas 11,6% disseram que não confiam nas projeções de bom desempenho. Os dados apontam que 79,3% dos lojistas baseiam as estimativas otimistas no aumento da oferta de crédito, que deve ser puxada pela redução dos depósitos compulsórios dos bancos (anunciada pelo Banco Central) e pelas parcerias que a FCDL deve anunciar em janeiro com entidades financeiras, que permitirão uma ampliação da oferta de crédito feita diretamente pelo varejo.
"Estamos desenhando uma parceria com o Banrisul, que deve ser apresentada na segunda quinzena de janeiro, para que os comerciantes gaúchos tenham mais vantagens no uso do Banricompras e, também, acesso ao Cartão Bndes. Outro acordo, com o banco Santander, será firmado no dia 24 de janeiro e será voltado para ações no ponto de venda e redução das taxas de operação de cartões", explicou Koch. A primeira das negociações será concretizada ainda na primeira semana de janeiro com o Badesul. "A parceria com o banco de fomento do Estado colocará recursos para investimento e capital de giro à disposição dos lojistas. Com isso, sobra mais dinheiro para financiar as compras feitas no crediário", detalhou.
Para o dirigente da FCDL-RS, o otimismo foi refletido também nas projeções de abertura de novos pontos de venda. Segundo ele, todas as redes de varejo ouvidas e muitos dos lojistas que têm até três lojas indicaram que pretendem ampliar o número de filiais em 2012 - sobretudo em expansões nas regiões onde já atuam. Entretanto, o presidente da federação negou-se a revelar o número de lojas e as cidades que devem receber mais investimentos para "não prejudicar o planejamento estratégico das empresas".
Com essas inaugurações, o volume de empregos gerados pelo comércio varejista deve subir em 2012, assim como os programas de qualificação voltados para o setor devem ser reforçados. Uma dessas iniciativas é a criação da Escola do Varejo, pela FCDL, com a oferta de treinamentos específicos para os diferentes setores do comércio e cursos de hospitalidade e atendimento. "Neste ano tivemos, pela primeira vez, a oportunidade de ter alguém da FCDL na presidência do Sebrae no Rio Grande do Sul, o que permite aproximar as entidades e ampliar a aplicação dos programas de qualificação e empreendedorismo do Sebrae no pequeno varejo", disse Koch, que também preside a divisão gaúcha do Sebrae.
Nos planos da FCDL está a ampliação do Programa Q-Comércio, que simplifica e adapta os conceitos do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) para o cotidiano de micro e pequenas empresas de comércio. A iniciativa, que começou a operar em maio, certificou as CDLs de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Ijuí, Soledade e Vacaria para que elas deem o suporte necessário às 45 empresas que participam da iniciativa. A projeção, segundo o presidente da FCDL, é que no próximo ano metade das câmaras vinculadas à federação sejam integradas à iniciativa de promoção da qualidade.

Grandes redes podem retornar para o SPC a partir de janeiro, anuncia Vitor Koch

A cisão entre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), gerido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) e a CDL de Porto Alegre, que criou a Boa Vista Serviços (BVS) provocou, em 14 de dezembro, mais que a saída de 44 Câmaras de Dirigentes Lojistas da federação. Algumas das maiores redes de varejo do Rio Grande do Sul optaram por usar o banco de dados da BVS, mesmo com filiais operando em cidades onde o comércio local permaneceu fiel à organização estadual e passou a usar o banco de dados ampliado pela parceria com a Serasa.
"Na primeira semana de janeiro, essa situação terá fim, com a volta das grandes redes gaúchas ao SPC", afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. Ele explicou que, nos primeiros dias, é provável que as redes operem com os dois bancos de dados, mas que posteriormente fiquem só com o SPC, já que o serviço da FCDL oferece informações mais completas sobre o comércio no Interior (são 147 entidades filiadas no Estado) e também dados para as unidades que operam em Santa Catarina.
Para Koch, a consolidação do SPC ajudará a confirmar as previsões otimistas do comércio gaúcho, que estima para o setor de joalheria e ótica um crescimento entre 8% e 10% em 2012, frente aos 6% registrados em 2011.
Já o setor de móveis e eletrodomésticos, que registrou alta de 9% no mobiliário e estabilidade na venda de eletrodomésticos, estima que crescerá 5% em 2012. As papelarias e lojas de brinquedo preveem manter a expansão de 15%, já verificada em 2011, assim como o setor de autopeças deve repetir os 18% desse ano.
Ele ressaltou que no Natal de 2011 o comércio gaúcho vendeu 7,5% a mais, enquanto a média nacional foi de 2,33%. A movimentação financeira no Interior chegou a R$ 3,4 bilhões em dezembro, com maior procura por roupas, calçados, acessórios, brinquedos e perfumaria.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO