Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Expointer

- Publicada em 27 de Agosto de 2010 às 00:00

Artigo: Produção tem, mas falta preço


Jornal do Comércio
O setor leiteiro no Rio Grande do Sul está presente em mais de 120 mil propriedades rurais, das quais acima de 80% são pequenos estabelecimentos de agricultura familiar. Nos últimos quatro anos, a cadeia leiteira gaúcha apresenta um crescimento superior a 30%, o que demonstra a pujança do setor e o investimento feito pelos agricultores familiares na produção.
O setor leiteiro no Rio Grande do Sul está presente em mais de 120 mil propriedades rurais, das quais acima de 80% são pequenos estabelecimentos de agricultura familiar. Nos últimos quatro anos, a cadeia leiteira gaúcha apresenta um crescimento superior a 30%, o que demonstra a pujança do setor e o investimento feito pelos agricultores familiares na produção.
Mesmo com o crescimento do segmento, há espaço para aumentar a produção atual que está na faixa de 8 a 9 milhões de litros diários, enquanto a capacidade industrial instalada no Estado está na ordem de 13 a 14 milhões de litros diários. No entanto, o aumento da produção está diretamente ligado ao fomento, à produção por parte das indústrias, à assistência técnica e à remuneração por qualidade, visto que na maioria das vezes se tem remunerado a quantidade em detrimento da qualidade.
Em relação ao preço pago ao produtor, nos últimos meses se constata uma redução, fato que dificulta a renda. No momento em que há maiores custos, os insumos tiveram aumentos, em especial as rações, o que é preocupante quando se vive uma retração de preços.
Por outro lado, a indústria tem alegado e dito que da mesma forma está enfrentando dificuldades com a venda junto aos supermercados, inclusive constatamos que existem estabelecimentos adquirindo leite por um valor e comercializando por outro menor para puxar o preço para baixo. Adquirem uma certa quantidade por R$ 1,40, por exemplo, e vendem a R$ 1,20. Então, o segmento precisa reavaliar tal prática, inclusive o varejo.
Além disso, estamos com outra dificuldade que é a entrada de produtos lácteos no Rio Grande do Sul, indo diretamente para São Paulo, provenientes do Uruguai. Há suspeitas, inclusive, que esse produto pode ter origem em outros países e não no Uruguai ou Mercosul.
Assim, sem dúvidas, é um cenário que preocupa, embora não seja de terra arrasada. Porém, estamos esperançosos com as secas que estão ocorrendo no Centro-Oeste e que possamos, ainda antes do final do ano, ter uma mudança no panorama atual do leite.  
Já a cadeia produtiva de grãos tem sofrido, nos últimos anos, com as intempéries climáticas, que atingiram as principais regiões produtoras do Estado e tem causado perdas de milhões de toneladas de grãos especialmente nas culturas do milho e da soja. A previsão da meteorologia indicando a presença do fenômeno La Niña, no próximo verão, traz preocupação ao setor em função das perdas registradas devido a estiagens nos últimos anos. Mesmo que a safra 2009/2010 tenha sido normal (exceção do arroz), com produtividades acima da média, não houve a recuperação da renda do produtor, devido aos baixos preços praticados no mercado, principalmente no caso do milho, trigo, feijão e soja, valores na maioria das vezes insuficientes para cobrir os custos de produção.
O programa Mais Alimentos, criado em 2008 pelo governo federal, tem disponibilizado um volume considerável de recursos para investimentos nas propriedades da agricultura familiar, renovando o maquinário e aquecendo as vendas da indústria de máquinas agrícolas. Mesmo assim, nos preocupa o alto percentual de recursos contratados para a compra de máquinas agrícolas (tratores), em detrimento de outros investimentos que visem à melhoria da infraestrutura produtiva e geração de renda (recuperação de solo), e que poderá acarretar aumento no endividamento agrícola.
A Fetag tem orientado aos agricultores familiares que tenham cautela no momento de contrair financiamentos agropecuários, e que os mesmos sejam feitos de forma realista com acompanhamento técnico e não em momentos de euforia devido a oscilações de preços ou, muitas vezes, incentivados por governos ou empresas privadas.
Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO