Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

comércio exterior

- Publicada em 01 de Junho de 2010 às 00:00

Brasil e Argentina vão debater restrições ao comércio


Jornal do Comércio
Os ministros de Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Domínguez, decidiram ontem realizar reuniões trimestrais para discutir assuntos de interesse do setor.

Os ministros de Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Domínguez, decidiram ontem realizar reuniões trimestrais para discutir assuntos de interesse do setor.

Durante visita do ministro brasileiro ao argentino, os dois concordaram sobre a necessidade de construir uma pauta comum com vistas a propiciar um melhor comércio, e um acordo de transferência de tecnologias para obter melhores técnicas agrícolas. A assessoria informou que os ministros não conversaram sobre as barreiras argentinas aos alimentos importados que vigoravam até a semana passada.

Na sexta-feira, após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner, no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Alimentos (Inal) e a Aduana da Argentina, foi liberada a entrada dos carregamentos de alimentos brasileiros barrados na fronteira. Os dois organismos foram os responsáveis pela aplicação das restrições verbais de importações ordenadas pelo secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno. As barreiras consistiam em uma demora na concessão de uma licença para o trânsito interno da mercadoria.

Sem uma medida por escrito para restringir a entrada dos produtos, Cristina e seus ministros desmentem a aplicação das barreiras. Porém, no mesmo dia da reunião que manteve com Lula, a mercadoria foi rapidamente liberada.

A iniciativa foi interpretada pela Câmara de Importadores da República Argentina como um sinal positivo necessário para a reunião que ministros de ambos os países vão manter dentro de alguns dias. O encontro, cuja data ainda não foi definida, será realizado em Buenos Aires.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO