O Santander anunciou o lançamento de um projeto - o Turismo Sustentável – Juntos faremos diferença - que busca incentivar empresários a investir no setor ambiental. Resultado de uma parceria do banco com a agência internacional da ONU- ITC – International Trade Center, o pacote é focado no ramo hoteleiro e de pousadas e tem as cidades gaúchas de Gramado e Canela como sedes para projeto piloto.
Na tarde desta terça-feira (26), representantes do banco reuniram empresários dos dois setores, no auditório da Prefeitura de Gramado, para apresentar o programa, que visa garantir crescimento econômico, social, com ações que preservem o meio ambiente.
"O pacote prevê oferece um guia de sustentabilidade, focando a acessibilidade, implantação de sistemas de energias renováveis, eficiência energética, produção mais limpa, governança cooperativa e produtos certificados", afirmou o disse o Secretário de Turismo, Gilberto Tomasini. Como exemplo em destaque, está a implantação de tratamento de água, a implantação de sistema de captação de energia solar, aeólica, o aproveitamento de água da chuva e replantio de espécies locais.
O pacote é formado por três linhas de crédito diferenciadas (Santander Giro Premium, Compror Santander e Santander Reforma Acessível), que cobrem valores até R$ 10 mil, sendo a última parcela grátis para Giro Premium; Pagamento a fornecedores (folha de pagamento Santander, facilidades no cartão de crédito e domicílio bancário); Gestão e Expansão, através do Super Cash e treinamentos sobre responsabilidade social e sustentabilidade.
De acordo com nota, a ideia é nova no Rio Grande do Sul, e, de acordo com o responsável pelo setor de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis, Julio Bin, a intenção é expandir o projeto nos 65 destinos indutores do turismo, fortificando estas cidades. "O turismo é o setor que mais cresce no mercado. É responsável por 2,5% do PIB", afirma.
Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o projeto é interessante por reúne crescimento econômico, social e ambiental. "Esta é uma tendência. Todas as empresas deveriam se conscientizar e ter a iniciativas autosutentáveis", destacou.
Estiveram presentes ainda no encontro o gerente de produtos Luis Fernando Magalhães Coutinho, gerente de segmentos Leandro Rosa, superintendente regional da serra, Vanderlei Mello, gerente geral da agência Canela, Fernanda Bordin e gerente geral da agência Gramado, Jair Tischer.