A 30ª edição do evento Chocolate com churros, promovido pela bailarina, coreógrafa, empresária e professora Cadica Costa, acontece neste domingo (24), das 16h às 19h, no CTG 35 (av. Ipiranga, 5300). A celebração, inspirada nos costumes espanhóis, combina dança, gastronomia e interação com o público. A expectativa é de que a comemoração de três décadas da iniciativa reúna em torno de 300 pessoas, além dos artistas e equipe de trabalho envolvida. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla e custam R$ 110,00 (incluindo alimentação, acesso aos espetáculos e uma caneca personalizada).
A idealização do evento surgiu após agumas vivências de Cadica, que (antes de ser professora de flamenco) estudou dança espanhola e presenciou encontros sobre chocolate com churros na Sociedade Espanhola, em Porto Alegre. Ela conta que em 1992 fez sua primeira viagem à Espanha, onde observou a presença da iguaria em "praticamente todas" as cafeterias locais. "Achei muito interessante e comecei numa festa com essa temática", recorda a bailarina. Ao adaptar a tradição para o Brasil, ela incluiu um merengue no chocolate quente e recheou o churros com doce de leite, além de incluir as apresentações de danças diversas, com destaque para o flamenco e a versão deste ritmo com as danças gaúchas.
"A primeira edição aconteceu na minha escola, quando ainda funcionava em um lugar alugado; depois o evento migrou para o CTG 35", observa Cadica. "A festa se tornou muito tradicional e combina com aquele espaço", emenda, ressaltando que, no decorrer dos últimos anos, o evento também foi realizado em outros locais da Capital, como o Clube Farrrapos, onde era possível receber um público de mais de 800 pessoas.
Ao longo de três décadas, o Chocolate com churros passou por mudanças, destaca a bailarina e professora. "Uma delas é que por muitos anos, o evento foi organizado pela equipe da Cadica Cia de Dança e agora eu assumi a organização de toda a empreitada, para essa festa comemorativa." A idealizadora da iniciativa comenta também sobre a evolução da apresentação da iguaria, que passou de churros fritos na hora para o formato "bolinha", além da inclusão de canecas personalizadas entregues ao público, adotadas após oito anos da primeira edição do evento. "A celebração de 30 anos contará com as tradicionais canecas e uma decoração inspirada em babados e lunares (pequenos círculos ou pontos que são frequentemente usados como padrão trajes de dança flamenca) e nas cores vermelho, preto e branco", detalha.
De acordo com Cadica, a edição de 2025 do Chocolate com churros acontecerá a exemplo das demais: a programação inclui dois blocos de apresentações artísticas, com cerca de dez coreografias cada, intercalados por dois momentos de serviço de alimentação, onde o público poderá saborear chocolate quente, chá, salgadinhos e churros. "Também haverá sorteios de brindes e um bailinho de encerramento, com música que mistura dança de salão e flamenco", sinaliza Cadica.
"A abertura das apresentações artísticas desta edição do evento será com um Pasodoble, um estilo musical e uma dança de origem espanhola", adianta a bailarina e empresária. "Na sequência, teremos apresentações da Cadica Cia de Dança, dirigida pela minha filha, Emily Borghetti; dos alunos da Cadica Danças e Ritmos; da (bailarina de flamenco e percussionista) Ana Medeiros, da Cia. La Negra; do (diretor) Edson Garcia e seus alunos de danças urbanas e dança para a terceira idade; entre outros nomes, como o da professor da jazz, Stela Duarte", completa. Segundo ela, esses artistas são todos parceiros de seu novo projeto, a Casa Cadica, um espaço cultural que acolhe profissionais da Dança, onde antes funcionava a escola Cadica Danças e Ritmos, que encerrou as atividades em 2023.
Sobre o futuro do evento, Cadica planeja uma mudança no formato. "Após essa edição celebrativa, a festa agora vai acontecer de cinco em cinco anos e deverá ocorrer em um teatro", planeja. Ela afirma que a ideia é manter a interação com o público, com a degustação de chocolate com churros na entrada e um bailinho no saguão ou no próprio palco ao final das apresentações.