Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 16 de Julho de 2025 às 10:11

Centro Cultural 25 de Julho sedia lançamento de livro e exposição sobre povos de língua alemã

Publicação bilíngue lança olhar profundo sobre as contribuições das mulheres de língua alemã no Brasil

Publicação bilíngue lança olhar profundo sobre as contribuições das mulheres de língua alemã no Brasil

JESSICA MANGABA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
O Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre encerra as comemorações em alusão ao  Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul sediando duas atividades especiais nesta sexta-feira, dia 18 de julho. Às 19h, será aberta para visitação a exposição didática itinerante Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã. Fruto da pesquisa do Prof. Dr. Martin Norberto Dreher, a mostra apresenta a trajetória dos migrantes falantes do alemão no Brasil, assim como suas contribuições e tradições com 30 banners, divididos em quatro módulos: uma introdução geral ao tema; o processo de emigração da Alemanha; as migrações para o Brasil; e a presença de falantes do idioma alemão no Brasil. Em seguida, haverá o lançamento do livro Esperança e Saudade: História das mulheres imigrantes de língua alemã no Brasil. Bilíngue e inédita, a publicação lança um olhar sensível e profundo sobre o papel e as contribuições das mulheres de língua alemã no Brasil, explorando seus legados culturais, sociais e históricos.  As atividades são realizadas em parceria com o Instituto Martius Staden, instituição sem fins lucrativos que visa preservar as relações culturais entre o Brasil e a Alemanha. A ocasião contará com a participação virtual da historiadora Daniela Rothfuss, coordenadora cultural da instituição, além de falas de Dreher; da professora Rosane Neumann, que assina um dos textos do livro; e também de de Erny Mügge, da Editora Oikos, responsável pela publicação de diversas obras sobre o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O ingresso para o evento é a doação de um quilo de alimento não perecível ou um agasalho na entrada do centro cultural. A mostra ficará em cartaz com entrada franca até o dia 8 de agosto, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h30 às 14h30. A realização do evento conta com o apoio do Consulado Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e da FECCAB/Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil.

O Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre encerra as comemorações em alusão ao  Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul sediando duas atividades especiais nesta sexta-feira, dia 18 de julho. Às 19h, será aberta para visitação a exposição didática itinerante Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã. Fruto da pesquisa do Prof. Dr. Martin Norberto Dreher, a mostra apresenta a trajetória dos migrantes falantes do alemão no Brasil, assim como suas contribuições e tradições com 30 banners, divididos em quatro módulos: uma introdução geral ao tema; o processo de emigração da Alemanha; as migrações para o Brasil; e a presença de falantes do idioma alemão no Brasil.

Em seguida, haverá o lançamento do livro Esperança e Saudade: História das mulheres imigrantes de língua alemã no Brasil. Bilíngue e inédita, a publicação lança um olhar sensível e profundo sobre o papel e as contribuições das mulheres de língua alemã no Brasil, explorando seus legados culturais, sociais e históricos. 

As atividades são realizadas em parceria com o Instituto Martius Staden, instituição sem fins lucrativos que visa preservar as relações culturais entre o Brasil e a Alemanha. A ocasião contará com a participação virtual da historiadora Daniela Rothfuss, coordenadora cultural da instituição, além de falas de Dreher; da professora Rosane Neumann, que assina um dos textos do livro; e também de de Erny Mügge, da Editora Oikos, responsável pela publicação de diversas obras sobre o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

O ingresso para o evento é a doação de um quilo de alimento não perecível ou um agasalho na entrada do centro cultural. A mostra ficará em cartaz com entrada franca até o dia 8 de agosto, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h30 às 14h30.

A realização do evento conta com o apoio do Consulado Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e da FECCAB/Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil.

Notícias relacionadas