Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Julho de 2025 às 17:48

Exposição Huachu, de Guto Oliveira, chega ao Rancho Tabacaray retratando as transformações do Pampa

Rancho Tabacaray inaugura exposição

Rancho Tabacaray inaugura exposição "Huachu",de Guto Oliveira

GUTO OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
O Rancho Tabacaray (Vicente Monteggia, 2.770) recebe a exposição Huachu, do fotógrafo documental Guto Oliveira. A mostra propõe um mergulho sensível e crítico ao Pampa, bioma singular do sul do Brasil que, apesar de sua rica biodiversidade e relevância ecológica, segue entre os mais ameaçados e negligenciados do País. A visitação é gratuita, conforme programação da casa, e a mostra fica no local até 30 de setembro.Resultado de três anos de imersão e pesquisa fotográfica, a exposição revela paisagens campestres de rara beleza e valor ambiental, mas que se veem em ritmo acelerado de degradação pelo avanço da agricultura extensiva, da silvicultura, das pastagens exóticas e da mineração. Além do alerta ambiental, Huachu lança luz sobre as mudanças culturais que acompanham essa transformação, já que o gaúcho, figura moldada pela lida na campanha e herdeiro de tradições indígenas e ibéricas, vê sua cultura ancestral e seu modo de vida igualmente ameaçados pelas mudanças.
O Rancho Tabacaray (Vicente Monteggia, 2.770) recebe a exposição Huachu, do fotógrafo documental Guto Oliveira. A mostra propõe um mergulho sensível e crítico ao Pampa, bioma singular do sul do Brasil que, apesar de sua rica biodiversidade e relevância ecológica, segue entre os mais ameaçados e negligenciados do País. A visitação é gratuita, conforme programação da casa, e a mostra fica no local até 30 de setembro.

Resultado de três anos de imersão e pesquisa fotográfica, a exposição revela paisagens campestres de rara beleza e valor ambiental, mas que se veem em ritmo acelerado de degradação pelo avanço da agricultura extensiva, da silvicultura, das pastagens exóticas e da mineração. Além do alerta ambiental, Huachu lança luz sobre as mudanças culturais que acompanham essa transformação, já que o gaúcho, figura moldada pela lida na campanha e herdeiro de tradições indígenas e ibéricas, vê sua cultura ancestral e seu modo de vida igualmente ameaçados pelas mudanças.

Notícias relacionadas