Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 07 de Julho de 2025 às 13:07

'Por um punhado de dólares' recebe exibição especial na Cinemateca Paulo Amorim

"É um personagem moralmente ambíguo e profundamente enigmático, que rompeu com os códigos tradicionais do cowboy hollywoodiano", comenta Dalenogare, sobre a atuação de Clint Eastwood como Homem sem Nome.

CINEMATECA PAULO AMORIM/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
O longa-metragem Por um punhado de dólares, de Sergio Leone, vai ter uma sessão comentada com o crítico Waldemar Dalenogare nesta quarta-feira (9), às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736). Lançado em 1964, o longa-metragem constitui o primeiro filme da Trilogia dos Dólares, que vai ser exibida integralmente na cinemateca até o mês de setembro. Ingressos por R$ 20,00 na bilheteria física.O título dessa série de longas-metragens faz referência ao Spaghetti Western, como ficaram conhecidos os filmes de faroeste rodados fora dos Estados Unidos e com uma abordagem diferenciada das temáticas do gênero. Depois de Por um punhado de dólares, Leone ainda dirigiu Por uns dólares a mais e Três homens em conflito, sempre com Clint Eastwood como protagonista."A trilogia representa um marco do faroeste no cinema, reinventando um gênero típico dos Estados Unidos por meio de uma perspectiva de desconstrução. A violência estilizada, os silêncios eloquentes e a economia narrativa criam uma linguagem cinematográfica singular”, pontua Dalenogare.
O longa-metragem Por um punhado de dólares, de Sergio Leone, vai ter uma sessão comentada com o crítico Waldemar Dalenogare nesta quarta-feira (9), às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736). Lançado em 1964, o longa-metragem constitui o primeiro filme da Trilogia dos Dólares, que vai ser exibida integralmente na cinemateca até o mês de setembro. Ingressos por R$ 20,00 na bilheteria física.

O título dessa série de longas-metragens faz referência ao Spaghetti Western, como ficaram conhecidos os filmes de faroeste rodados fora dos Estados Unidos e com uma abordagem diferenciada das temáticas do gênero. Depois de Por um punhado de dólares, Leone ainda dirigiu Por uns dólares a mais e Três homens em conflito, sempre com Clint Eastwood como protagonista.

"A trilogia representa um marco do faroeste no cinema, reinventando um gênero típico dos Estados Unidos por meio de uma perspectiva de desconstrução. A violência estilizada, os silêncios eloquentes e a economia narrativa criam uma linguagem cinematográfica singular”, pontua Dalenogare.

Notícias relacionadas