Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 05 de Junho de 2025 às 13:26

Nova exposição do MAPA comemora o centenário do I Salão de Outono de Porto Alegre

Escultura Discobolo, de Alfred Adaloff, está entre 30 obras preservadas do evento original

Escultura Discobolo, de Alfred Adaloff, está entre 30 obras preservadas do evento original

MAPA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
O Museu Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10) recebe, a partir deste sábado (7), a exposição gratuita I Salão de Outono - O centenário de um marco para as artes visuais no Rio Grande do Sul, que pretende celebrar o aniversário de cem anos de um dos mais importantes eventos culturais da história gaúcha. A mostra permanece em cartaz até o dia 11 de julho, fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Com curadoria de Lisângela Guerra e Paula Ramos, a nova exposição reúne cerca de 30 obras originais que integraram a edição histórica de 1925. Além disso, também foram propostos documentos, fotografias, publicações de jornais e uma série de fontes que resgatam o contexto e os impactos do evento.Realizado em maio de 1925, o I Salão de Outono reuniu mais de 300 obras de 68 artistas no Salão de Honra da Intendência Municipal de Porto Alegre. Organizada por um grupo de jovens e intelectuais, a iniciativa marcou a realização, pela primeira vez na capital gaúcha, de um salão aberto à diversidade de linguagens artísticas, que ia desde a pintura e a escultura até a arquitetura e as artes aplicadas.
O Museu Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10) recebe, a partir deste sábado (7), a exposição gratuita I Salão de Outono - O centenário de um marco para as artes visuais no Rio Grande do Sul, que pretende celebrar o aniversário de cem anos de um dos mais importantes eventos culturais da história gaúcha. A mostra permanece em cartaz até o dia 11 de julho, fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Com curadoria de Lisângela Guerra e Paula Ramos, a nova exposição reúne cerca de 30 obras originais que integraram a edição histórica de 1925. Além disso, também foram propostos documentos, fotografias, publicações de jornais e uma série de fontes que resgatam o contexto e os impactos do evento.

Realizado em maio de 1925, o I Salão de Outono reuniu mais de 300 obras de 68 artistas no Salão de Honra da Intendência Municipal de Porto Alegre. Organizada por um grupo de jovens e intelectuais, a iniciativa marcou a realização, pela primeira vez na capital gaúcha, de um salão aberto à diversidade de linguagens artísticas, que ia desde a pintura e a escultura até a arquitetura e as artes aplicadas.

Notícias relacionadas