Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 24 de Maio de 2025 às 15:26

Bairro Vila Nova recebe 'Mostra de Bonecos' neste final de semana

Evento promove uma série de espetáculos artísticos gratuitos, assinados por sete realizadores da região

Evento promove uma série de espetáculos artísticos gratuitos, assinados por sete realizadores da região

LU KRONBAUER/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Idealizada pelas comunidades do bairro Vila Nova, a Mostra Bonecos pelos Caminhos Rurais ocupa os espaços do CTG Inhanduí (rua Gervásio da Rosa, 190) e do Sítio Vila Rodrigues com atrações gratuitas nesta segunda (26) e terça-feira (27).
Idealizada pelas comunidades do bairro Vila Nova, a Mostra Bonecos pelos Caminhos Rurais ocupa os espaços do CTG Inhanduí (rua Gervásio da Rosa, 190) e do Sítio Vila Rodrigues com atrações gratuitas nesta segunda (26) e terça-feira (27).
Proporcionadas pelo Coletivo de Teatro Lambe-lambe, Caixa de Pandora, Cia Passa Lá!, Trupi di Trapu, Trio Música nas Alturas, Varanda Cultural e a artista de dança circular Elaine Regina, as atividades incluem uma série de montagens artísticas que procuram mesclar a linguagem dos bonecos com outros gêneros, como o teatro, a música e a dança.

Além dos espetáculos, também faz parte da programação uma roda de conversa sobre as temáticas Roteiro Caminhos Rurais como centro geográfico turístico e cultural da cidade e Crianças nos caminhos rurais - um resgate de elementos da natureza, que conta com a presença dos gestores ambientais Ademir e Elisamar Rodrigues.
PROGRAMAÇÃO

Dia 26 Segunda-Feira a partir das 8h30 - CTG Inhanduí

Abertura com Trio Música nas Alturas: Em pernas de pau, artistas tocam hits do momento em ritmo de forró, xote e baião. O grupo inova na cena musical misturando pop com forró, elementos contemporâneos com elementos ancestrais, música e circo.

Histórias de Pijama: As aventuras de Polentine e Rosado - Espetáculo com bonecos de luva (fantoche) - Varanda Cultural

Plano de Vôo: A história de Santos=Dumont, um herói brasileiro: Contação de história com o auxílio de bonecos e materiais confeccionados com base nos projetos e na vida de Alberto S. Dumont, considerado o pai da aviação. Cia Passa Lá!

Espetáculos de Teatro de Bonecos Lambe-lambe – Caixa de Pandora:

Brincante - mini teatro que apresenta manifestações culturais do nordeste, numa reflexão sobre a conexão com a terra e agricultura, a importância do ‘plantar’ e do ‘celebrar’ na vida adulta. De Amanda Senna.

Zip de Volta pra Casa - as aventuras de um caracolzinho que após uma tempestade sai em busca de sua casa e encontra alguns amigos pelo caminho! Quantas vezes nos perdemos em nossas tempestades? De Marion dos Santos.

Dia 27 Terça-Feira a partir das 13h30 - Sitio Vila Rodrigues

Espetáculos de Teatro de Bonecos Lambe-lambe – Caixa de Pandora:

A Caixa - Dois personagens decidem oferecer uma singela homenagem a quem os observa dentro da caixa onde vivem. Curiosamente optam por uma inusitada ajuda externa para poder alcançar esse objetivo. De Alexander Kleine.

Dragulengo – A história de um príncipe que quer salvar a princesa das garras de um dragão. Mas será que ela precisa ser salva? De César Augusto Camargo.

Amigo Alado – História sobre perdas e solidão de uma menina, até que uma surpresa canina acontece. De Cristiane de Freitas
O Proprietário - Baseada no texto do argentino Roberto Espina, a peça compõe uma das histórias da trilogia da ‘República do Cavalo Morto’. De João Francisco Vasconcellos Costa.

RODA DE CONVERSA - com Elisamar Rodrigues e Ademir Rodrigues e mediação de Pâmela Menezes (ASCAT)

As Aventuras de Tião Bagual: Um palhaço negro se apaixona pela filha de um poderoso coronel e para celebrar o tão esperado casamento terá que vencer o preconceito e um insólito desafio: a cobra gigante que está devorando as ovelhas do coronel. Espetáculo com bonecos de luva com trilha executada ao vivo.

Dança Circular: Danças circulares são danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesse tipo de dança, pessoas de todas as idades são dispostas em círculos e realizam coreografias juntas.
CONTATO: (51) 99105-6820 – Varanda Cultural

Notícias relacionadas