A nona edição do Santander POA Jazz Festival deve ser iniciada nesta sexta-feira (7) e se estender até o domingo (9), na capital gaúcha. O evento contará com a presença de grandes figuras do jazz e da música instrumental latino-americana, que realizarão apresentações e concertos musicais sempre a partir das 20h.
Assim como nos outros anos, o POA Jazz Festival terá três apresentações por noite, todas sediadas no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul (av. Diário de Notícias, 300). Os ingressos antecipados para o evento já podem ser adquiridos na plataforma Sympla.
Nesta sexta-feira (7), o festival terá início com uma apresentação do artista Marcelo Corsetti, que pretende apresentar faixas do seu novo disco PHYRA. Nesse trabalho, o cantor procura mesclar referências do jazz com sonoridades relevantes da música gaúcha. Além disso, a programação também contará com um concerto do pianista Amaro Freitas, consolidado como um dos principais nomes do cenário contemporâneo do jazz.
Um dos destaques do evento também deve realizar uma performance na sexta-feira, a banda Aquarela Carioca. O grupo, conhecido por seus arranjos inovadores e suas apresentações enérgicas, foi fundado em 1988, encerrou suas atividades em 2020 e voltará à ativa nesta noite especialmente para se apresentar no evento.
No segundo dia, por sua vez, o POA Jazz Festival contará com mais uma série de shows marcantes da música contemporânea. Desta vez, como está programado para ocorrer no sábado (8), o evento deve ser protagonizado pela presença de cantoras, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
A noite será iniciada por uma apresentação da dupla Mari Kerber & Dúnia Elias, duas pianistas gaúchas conhecidas por suas habilidades na performance - Dúnia dentro da música instrumental e Mari no jazz e blues. Em seguida se apresentará um segundo duo, desta vez composto por Vanessa Moreno & Salomão Soares, que pretendem proporcionar aos espectadores um show repleto de música brasileira, jazz, e faixas instrumentais.
Por fim, o sábado se encerra com um concerto da trombonista cubana Yudith Rojas, acompanhada pela trompetista venezuelana Niccole Meza. Nesta apresentação, as artistas promoverão a união de sonoridades brasileiras com ritmos caribenhos e hispânicos, através de um encontro marcado pela música instrumental.
Por fim, no domingo (9), todos os três concertos que integram a programação serão realizados por trios de musicistas. Para iniciar a noite, o primeiro show contará com os artistas Mathias 7 Cordas, Samuca do Acordeon & Bruno Silva, e apresentará musicalidades que percorrem entre o choro e o jazz.
Em seguida, subirão ao palco os artistas Daniel Maza, Hernán Jacinto & Pipi Piazolla, neto de Astor Piazolla. Seu repertório será composto pelo seu novo álbum Vivo en Bebop, gravado em conjunto na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
Já a última apresentação será realizada pelo Hamilton de Holanda Trio, protagonizado pelo compositor e bandolinista Hamilton de Holanda, aclamado internacionalmente por suas criações e improvisações inovadoras. Além do instrumentista, o show contará com a participação dos artistas Salomão Soares e Thiago "Big" Rabello, que acompanham o músico.