Porto Alegre, sex, 04/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 20 de Janeiro de 2025 às 14:38

Mostra 'Heroísmo Farroupilha' reúne 12 obras do artista plástico Zé Darci no Palácio Piratini

Pinturas destacam a participação do povo negro na Revolução Farroupilha

Pinturas destacam a participação do povo negro na Revolução Farroupilha

Alvaro Bonadiman/DIvulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
A exposição Heroísmo Farroupilha, do artista plástico Zé Darci, chega ao Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n), a partir desta semana. Ao todo, 12 pinturas que destacam a participação do povo negro na Revolução Farroupilha foram instaladas em cavaletes no vestíbulo superior da Ala Governamental. A exposição está aberta a servidores, participantes das agendas governamentais e àqueles que comparecerem às visitas guiadas, realizadas gratuitamente de segundas as sextas-feiras, às 11h e às 16h, mediante agendamento antecipado pelo site da sede do Poder Executivo.  Com ampla gama de cores, as telas retratam episódios marcantes da revolta gaúcha e se voltam especialmente para a participação dos Lanceiros Negros, por vezes não representada de maneira adequada na historiografia oficial. Nascido em 1960, em Arroio Grande, José Darci Barros Gonçalves, conhecido como Zé Darci, possui quase 25 anos dedicados às artes plásticas. Sua obra é marcada, principalmente, pelo destaque ao protagonismo negro, à ancestralidade e à história de homens e mulheres de periferias, quilombos e interiores do País.
A exposição Heroísmo Farroupilha, do artista plástico Zé Darci, chega ao Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n), a partir desta semana. Ao todo, 12 pinturas que destacam a participação do povo negro na Revolução Farroupilha foram instaladas em cavaletes no vestíbulo superior da Ala Governamental. A exposição está aberta a servidores, participantes das agendas governamentais e àqueles que comparecerem às visitas guiadas, realizadas gratuitamente de segundas as sextas-feiras, às 11h e às 16h, mediante agendamento antecipado pelo site da sede do Poder Executivo

Com ampla gama de cores, as telas retratam episódios marcantes da revolta gaúcha e se voltam especialmente para a participação dos Lanceiros Negros, por vezes não representada de maneira adequada na historiografia oficial. 

Nascido em 1960, em Arroio Grande, José Darci Barros Gonçalves, conhecido como Zé Darci, possui quase 25 anos dedicados às artes plásticas. Sua obra é marcada, principalmente, pelo destaque ao protagonismo negro, à ancestralidade e à história de homens e mulheres de periferias, quilombos e interiores do País.
Ao todo, o artista que foi um dos fundadores do grupo Quilombos Urbanos – Grupo de artistas plásticos de Pelotas, possui mais de 100 telas pintadas e já participou de exposições em países como Chile, Alemanha, República Tcheca e Itália. No Rio Grande do Sul, integrou mais de 70 mostras. Atualmente, ele está à frente do projeto Ateliê da Laje Zé Darci, espaço comunitário de arte e cultura negra em Arroio Grande.




Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários