Porto Alegre, qui, 10/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Dezembro de 2024 às 10:00

Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo ocorre nesta terça (10)

Evento realizado pela Cida Cultural tem como objetivo relatar os procedimentos da primeira fase de restauro do Museu

Evento realizado pela Cida Cultural tem como objetivo relatar os procedimentos da primeira fase de restauro do Museu

RAFAEL ROSO BERLEZI/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Com produção de Cida Cultural, o Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo acontece nesta terça-feira (10), das 16h30min às 18h, na Sala Araucária do Centro Cultural da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333). Com o objetivo de relatar o processo de planejamento e execução da primeira etapa da restauração do prédio, o evento terá como convidados os responsáveis pelas empresas Cida Cultural, Arquium Construções e Restauro, Pantheon Patrimônio e Cultura, Equipe Técnica do Museu Joaquim Felizardo e EXP Transmídia. A atividade é gratuita e aberta ao público. Na ocasião, também será apresentado o relatório em vídeo sobre a fase inicial do projeto de restauro do museu. Na primeira etapa, sobre a qual será o encontro educativo, estiveram contemplados todos os projetos complementares para a interposição do projeto da obra, conforme as Instruções Normativas do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Lei Rouanet, Ministério da Cultura (Minc) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa Fomento Indireto. Isso permitiu contratar a elaboração dos projetos executivos de restauro que são obrigatórios para a fase seguinte.Foram realizados os levantamentos arquitetônico, de danos e de estado de conservação do museu, bem como elaborados projetos arquitetônicos para restauro e requalificação, além de projetos complementares: Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), instalações elétricas, lógica e proteção patrimonial, luminotécnico, climatização, acessibilidade, drenagem pluvial, de exposição de longa duração do acervo do Museu, de exposição temporária e educativo para atender às exposições.Criado em 1979, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo promove a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade, com ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda. O acervo tridimensional é formado por mais de 1,3 mil objetos dos séculos XIX e XX, como acessórios de uso pessoal, objetos de decoração, instrumentos musicais, mobiliário e indumentária. O acervo arqueológico conta com 200 mil itens relacionados a diferentes grupos que ocuparam o território desde o período pré-colonial. Já o acervo fotográfico é composto por cerca de nove mil imagens de Porto Alegre nos séculos XIX e XX.
Com produção de Cida Cultural, o Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo acontece nesta terça-feira (10), das 16h30min às 18h, na Sala Araucária do Centro Cultural da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333). Com o objetivo de relatar o processo de planejamento e execução da primeira etapa da restauração do prédio, o evento terá como convidados os responsáveis pelas empresas Cida Cultural, Arquium Construções e Restauro, Pantheon Patrimônio e Cultura, Equipe Técnica do Museu Joaquim Felizardo e EXP Transmídia. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Na ocasião, também será apresentado o relatório em vídeo sobre a fase inicial do projeto de restauro do museu. Na primeira etapa, sobre a qual será o encontro educativo, estiveram contemplados todos os projetos complementares para a interposição do projeto da obra, conforme as Instruções Normativas do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Lei Rouanet, Ministério da Cultura (Minc) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa Fomento Indireto. Isso permitiu contratar a elaboração dos projetos executivos de restauro que são obrigatórios para a fase seguinte.

Foram realizados os levantamentos arquitetônico, de danos e de estado de conservação do museu, bem como elaborados projetos arquitetônicos para restauro e requalificação, além de projetos complementares: Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), instalações elétricas, lógica e proteção patrimonial, luminotécnico, climatização, acessibilidade, drenagem pluvial, de exposição de longa duração do acervo do Museu, de exposição temporária e educativo para atender às exposições.

Criado em 1979, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo promove a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade, com ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda. O acervo tridimensional é formado por mais de 1,3 mil objetos dos séculos XIX e XX, como acessórios de uso pessoal, objetos de decoração, instrumentos musicais, mobiliário e indumentária. O acervo arqueológico conta com 200 mil itens relacionados a diferentes grupos que ocuparam o território desde o período pré-colonial. Já o acervo fotográfico é composto por cerca de nove mil imagens de Porto Alegre nos séculos XIX e XX.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários