O livro infantil A Lanceirinha, da escritora e professora Ângela Xavier, é uma homenagem aos heróis nacionais, os Lanceiros Negros. No sábado (13), Ângela realiza duas atividades de contação de história, além dos autógrafos: das 10h às 12h, com o Projeto Cultural Nossa Identidade no Instituto Sociocultural Afro-sul Odomodê (avenida Ipiranga, 3.850) e, a partir das 16h, na Livraria Cirkula (Osvaldo Aranha, 444). A programação é aberta ao público e com entrada franca.
A história publicada pela editora Libretos resgata o orgulho de um povo na voz de um avô e emociona os leitores com o brilho nos olhos da netinha Aisha. E comprova, com afetos cotidianos, que é possível acreditar na luta por um futuro mais justo e inclusivo.
Em suas obras, a escritora tem valorizado bastante a oralidade dos mais velhos e também a ancestralidade. Ela conta que, na infância, sempre teve o hábito de escutar muito as pessoas mais velhas. A obra conta ilustrações originalmente feitas em aquarela pelo artista gráfico Alisson Affonso.