Conhecido pelo uso de violoncelos e aclamado como referência do metal sinfônico mundial, o grupo finlandês Apocalyptica retorna a Porto Alegre para show nesta terça-feira (16), às 21h, no Teatro do Bourbon Country (avenida Tulio de Rose, 80). A apresentação faz parte da turnê de divulgação do mais recente álbum Cell-O, lançado em 2020, e deve contar também com temas de todas as fases da carreira de 30 anos. A abertura será dos gaúchos da Atomic Elephant. Ingressos à venda, a partir de R$ 175,50 no site Uhuu.
A banda foi formada em Helsinque, em 1993, e tem em sua formação violoncelos e percussão. No início, o projeto era um tributo ao Metallica, mas adotou um estilo de metal neoclássico sem o uso de guitarras e baixos convencionais. Com nove álbuns de estúdio, o conjunto vendeu mais de quatro milhões de álbuns. Atualmente, a formação é Eicca Toppinen, Perttu Kivilaakso e Paavo Lötjönen (violoncelos) e Mikko Sirén (bateria).
Como exploradores em busca de novas formas para se expressar, o Apocalyptica viajou fundo no universo da música instrumental para o material de estúdio mais recente. O amor e a paixão que alimentou o conjunto no começo agora carrega camadas mais ricas de conhecimento e experiência.