Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

música

- Publicada em 24 de Maio de 2023 às 19:14

Guitarrista Rafael Rosa transforma sonata de Kandinsky em solo de guitarra em show nesta quinta (25)

Espetáculo ainda transformas as notas musicais em traços de pinturas virtuais. Show será no Teatro de Arena

Espetáculo ainda transformas as notas musicais em traços de pinturas virtuais. Show será no Teatro de Arena


/DIVULGAÇÃO/JC
Nesta quinta-feira (25), às 19h, acontece o segundo movimento do projeto Sonata Visual, que reúne música, tecnologia e arte contemporânea. A iniciativa foi idealizada pelo guitarrista e arquiteto Rafael Rosa, que está fazendo, ao longo do primeiro semestre de 2023, apresentações nas quais vai reconstruir a obra de artistas modernistas do início do século XX no formato de sonatas musicais, em formato solo. A entrada para o evento é gratuita. No espetáculo, o artista homenageado será o russo Wassily Kandinsky, um ícone da arte contemporânea. Na performance, será feita uma projeção em que os impulsos sonoros emitidos pela guitarra serão convertidos em traços e pinturas virtuais baseadas nas características de Kandinsky. Esse efeito é possível a partir de sintetizadores que transformam as notas musicais em imagens.A Sonata Visual é fruto de anos de pesquisa de Rafael Rosa, que também é professor de arquitetura e urbanismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Inclusive, no ano de 2022, o músico esteve na Europa visitando de perto os museus e escolas onde estão as obras de artistas contemporâneos que o influenciaram e serviram de base para a concepção da Sonata Visual.
Nesta quinta-feira (25), às 19h, acontece o segundo movimento do projeto Sonata Visual, que reúne música, tecnologia e arte contemporânea. A iniciativa foi idealizada pelo guitarrista e arquiteto Rafael Rosa, que está fazendo, ao longo do primeiro semestre de 2023, apresentações nas quais vai reconstruir a obra de artistas modernistas do início do século XX no formato de sonatas musicais, em formato solo. A entrada para o evento é gratuita.

No espetáculo, o artista homenageado será o russo Wassily Kandinsky, um ícone da arte contemporânea. Na performance, será feita uma projeção em que os impulsos sonoros emitidos pela guitarra serão convertidos em traços e pinturas virtuais baseadas nas características de Kandinsky. Esse efeito é possível a partir de sintetizadores que transformam as notas musicais em imagens.

A Sonata Visual é fruto de anos de pesquisa de Rafael Rosa, que também é professor de arquitetura e urbanismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Inclusive, no ano de 2022, o músico esteve na Europa visitando de perto os museus e escolas onde estão as obras de artistas contemporâneos que o influenciaram e serviram de base para a concepção da Sonata Visual.