Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

música

- Publicada em 26 de Maio de 2023 às 09:06

Pela primeira vez com a OSPA, regente alemão Raphael Haeger conduz a Sinfônica por Strauss e Mahler

Espetáculo acontece neste sábado (27) e tem Gustavo Carvalho como pianista convidado

Espetáculo acontece neste sábado (27) e tem Gustavo Carvalho como pianista convidado


Monika Rittershaus/divulgação/jc
Dois grandes expoentes do romantismo dividem o repertório do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Neste sábado (27), às 17h, o maestro Raphael Haeger faz sua estreia com a OSPA, que interpreta Burlesca, TrV 145, de Richard Strauss, com solos de Gustavo Carvalho ao piano, e Sinfonia nº 1, 'Titã’, de Gustav Mahler. A apresentação acontece na Casa da OSPA (av. Borges de Medeiros, 1.501) e tem ingressos à venda na Sympla, por valores a partir de R$ 10,00. Também é possível acompanhar, gratuitamente, a transmissão ao vivo no canal da OSPA no YouTube. Richard Strauss (1864 – 1949) tinha apenas 21 anos de idade quando compôs Scherzo em Ré Menor para Piano e Orquestra. Para sua estreia em 1890, a obra foi rebatizada de Burlesca. Escrita em homenagem ao mentor do compositor, o pianista e maestro Hans von Bülow, a composição de aproximadamente 20 minutos apresenta aspectos particulares. Segundo Raphael Haeger, a obra tem abismos escuros e surpresas perigosas, assim como fantasias delirantes e cenas inebriantes.
Dois grandes expoentes do romantismo dividem o repertório do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Neste sábado (27), às 17h, o maestro Raphael Haeger faz sua estreia com a OSPA, que interpreta Burlesca, TrV 145, de Richard Strauss, com solos de Gustavo Carvalho ao piano, e Sinfonia nº 1, 'Titã’, de Gustav Mahler. A apresentação acontece na Casa da OSPA (av. Borges de Medeiros, 1.501) e tem ingressos à venda na Sympla, por valores a partir de R$ 10,00. Também é possível acompanhar, gratuitamente, a transmissão ao vivo no canal da OSPA no YouTube.

Richard Strauss (1864 – 1949) tinha apenas 21 anos de idade quando compôs Scherzo em Ré Menor para Piano e Orquestra. Para sua estreia em 1890, a obra foi rebatizada de Burlesca. Escrita em homenagem ao mentor do compositor, o pianista e maestro Hans von Bülow, a composição de aproximadamente 20 minutos apresenta aspectos particulares. Segundo Raphael Haeger, a obra tem abismos escuros e surpresas perigosas, assim como fantasias delirantes e cenas inebriantes.
O regente já conduziu a música original de Richard Strauss para o filme mudo O Cavaleiro da Rosa no Festival de Páscoa, em Baden-Baden, e na Elbphilarmonie, em Hamburgo. Para o espetáculo, o destacado pianista brasileiro Gustavo Carvalho junta-se à Orquestra. O solista se apresentou pela primeira vez com a OSPA em 2002, sob regência de Isaac Karabtchevsky. Antes da apresentação, às 16h, o flautista e professor Leonardo Winter comenta a vida e a obra dos compositores na série de palestras Notas de Concerto.