Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

cinema

- Publicada em 16 de Maio de 2023 às 16:41

Sala Redenção recebe ciclo sobre o cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos

Realizado em parceria com a Escola do Ciess, o ciclo inaugura nesta quarta (18), com a exibição de Yonlu

Realizado em parceria com a Escola do Ciess, o ciclo inaugura nesta quarta (18), com a exibição de Yonlu


PRANA FILMES /DIVULGAÇÃO/JC
Pelo segundo ano consecutivo, a Sala Redenção (rua Eng. Luiz Englert, 333) recebe o CineCiess, ciclo de filmes e debates promovido em parceria com a Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (CIESS), da Faculdade de Educação da Ufrgs. A edição de 2023, que leva o título O Cinema Gaúcho na Perspectiva dos Direitos Humanos, exibe oito filmes produzidos no estado, seguidos de debate com cineastas que atuaram nessas produções. O CineCiess 2023 inaugura a sua programação nesta quarta-feira (17), com a exibição de Yonlu (2018), que marcou a estreia de Hique Montanari na direção de longa-metragem. Realizado até dezembro, o ciclo conta com uma sessão por mês, gratuita e sempre em uma quarta-feira, às 16h.Após a projeção do longa Yonlu, o premiado diretor e roteirista gaúcho participa de debate com o público. O filme é baseado na história real do adolescente Vinicius Gageiro Marques, conhecido pelo nome artístico Yonlu, que afirmava que "a música era a melhor forma de enfrentar o desespero". A obra ganhou diversas premiações em festivais nacionais e internacionais, além de ter sido uma das 22 produções brasileiras habilitadas a concorrer à indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2019. Confira a programação completa: 
Pelo segundo ano consecutivo, a Sala Redenção (rua Eng. Luiz Englert, 333) recebe o CineCiess, ciclo de filmes e debates promovido em parceria com a Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (CIESS), da Faculdade de Educação da Ufrgs. A edição de 2023, que leva o título O Cinema Gaúcho na Perspectiva dos Direitos Humanos, exibe oito filmes produzidos no estado, seguidos de debate com cineastas que atuaram nessas produções. O CineCiess 2023 inaugura a sua programação nesta quarta-feira (17), com a exibição de Yonlu (2018), que marcou a estreia de Hique Montanari na direção de longa-metragem. Realizado até dezembro, o ciclo conta com uma sessão por mês, gratuita e sempre em uma quarta-feira, às 16h.

Após a projeção do longa Yonlu, o premiado diretor e roteirista gaúcho participa de debate com o público. O filme é baseado na história real do adolescente Vinicius Gageiro Marques, conhecido pelo nome artístico Yonlu, que afirmava que "a música era a melhor forma de enfrentar o desespero". A obra ganhou diversas premiações em festivais nacionais e internacionais, além de ter sido uma das 22 produções brasileiras habilitadas a concorrer à indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2019.

Confira a programação completa
17 de maio
YONLU
Brasil, 2018, 1h30min. Direção: Hique Montanari. Produção: Container Filmes Ltda. e Prana Filmes. Distribuição: Lança Filmes.

Sinopse: Baseado na história real de um garoto de 16 anos que, com a ajuda da internet, conquistou o mundo com seu talento para a música e para a arte. Fluente em cinco idiomas, Yonlu tinha uma rede de amigos virtuais em todos os continentes. Ninguém desconfiava, contudo, que ele também participava de um fórum de potenciais suicidas.

Debatedor: Hique Montanari


21 de junho
FILME SOBRE UM BOM FIM
Brasil, 2015, 1h28min. Direção: Boca Migotto. Produção: Epifania Filmes.

Sinopse: Filme Sobre um Bom Fim retrata o movimento jovem em Porto Alegre na década de 80, mais especificamente no tradicional bairro Bom Fim, então epicentro de uma transformação cultural. No Bom Fim surgiu o rock gaúcho, o cinema urbano, experimentações nas artes. O documentário revive os momentos áureos dessa transição que deu voz e vez a uma juventude inflamada de conceitos e opiniões, com muita vontade de dizer a que veio.

Debatedor: Boca Migotto


12 de julho
PONTO ZERO
Brasil, 2015, 1h34min. Direção: José Pedro Goulart. Realização: Mínima. Coprodução: Okna Produções, Teleimagem, CiaRio.

Sinopse: O adolescente Ênio vive em meio a uma "claustrofobia familiar", sentindo a necessidade de escapar, o que ele faz em uma noite tempestuosa que o levará a um choque brutal com o destino.

Debatedor: José Pedro Goulart


16 de agosto
RASGA CORAÇÃO
Brasil, 2018, 1h53min. Direção: Jorge Furtado. Coprodução: Casa de Cinema de Porto Alegre e Globo Filmes.

Sinopse: Rasga Coração é uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho. Apresenta o conflito entre pai e filho sobre qual a maneira certa de lutar pelo que se acredita. Manguari Pistolão é um militante anônimo, que depois de quarenta anos lutando por aquilo que ele considera revolucionário, vê o filho Luca acusá-lo de ser conservador. Em meio a uma crise financeira, com dores de uma artrite crônica, e num crescente conflito com o filho, Manguari relembra seu passado e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu autoritário pai. Mesclando fragmentos da vida de Manguari, o filme ilumina quarenta anos da vida política brasileira a partir de uma relação entre pai e filho.

Debatedor: Jorge Furtado


13 de setembro
5 CASAS
Brasil, 2022, 1h15min. Direção: Bruno Gularte Barreto. Distribuição: Lança Filmes.

Sinopse: Em uma pequena cidade no extremo sul do Brasil há 5 casas e 5 histórias que se entrelaçam: Uma professora idosa que luta para manter a casa onde vive com 36 gatos; um jovem que sofre preconceito por ser gay; uma freira que é transferida da escola que dirigiu por décadas; um velho capataz que cuida de uma fazenda mal-assombrada; um homem cujos pais morreram quando era criança, e que retorna à cidade para reencontrar as suas memórias.

Debatedores: Bruno Gularte Barreto (Online) e Vicente Moreno


18 de outubro
GOLPE
Brasil, 2018, 1h11min. Direção: Guilherme Castro e Luiz Alberto Cassol. Produção: Filmes de Junho e GC Filmes. Distribuição: Guarujá Produções.

Sinopse: Golpe faz uma cronologia e reflexão sobre os fatos políticos que marcaram a destituição de Dilma e a prisão de Lula no Brasil. A força do filme está nas conexões feitas e na narrativa aberta, numa linha de tempo historicamente fundada e detalhada. Participação de Benedito Tadeu César, Bruno Lima Rocha, Celi Pinto, Claudir Nespolo, Gleidson Renato Martins Dias, Juremir Machado, Kátia Azambuja, Mario Madureira, Matheus Gomes, Miguel Rossetto, Moises Mendes, Néstor Monasterio, Priscila Voigt Severiano, Tarso Genro, Vanessa Aguiar Borges e Zoravia Bettiol.

Debatedor: Guilherme Castro


08 de novembro
A NUVEM ROSA
Brasil, 2021, 1h45min. Direção: Iuli Gerbase. Produção executiva: Patricia Barbieri. Produção: Prana Filmes.

Sinopse: Uma nuvem rosa tóxica surge em diversos países, forçando todos a ficarem confinados. Giovana está presa em um apartamento com Yago, um cara que havia recém conhecido em uma festa. Enquanto esperam a nuvem passar, eles precisam viver como um casal. Ao longo dos anos, Yago vive sua própria utopia, enquanto Giovana sente-se cada vez mais aprisionada.

Debatedores: Iuli Gerbase (Online) e Vicente Moreno


13 de dezembro
BANCA FORTE
Brasil, 2014, 56min. Direção: Giovani Borba. Produção: Associação Livre.

Sinopse: No bairro Rubem Berta, alguns dias antes de um festival de Rap, um grupo de jovens tentam superar os desafios impostos pelo dia a dia na vida de uma vizinhança pobre. A intenção é garantir um dia de paz em um lugar onde a violência é o caminho mais curto.

Debatedores: Giovani Borba e Bruno Carboni