Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

acontece

- Publicada em 21 de Março de 2023 às 16:35

Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS lança livro e promove curso livre

De quarta (22) a quinta (24), as atividades reúnem pesquisadores da canção no Centro Cultural da UFRGS. Luiz Tatit e Luís Augusto Fischer (foto) são os autores da obra

De quarta (22) a quinta (24), as atividades reúnem pesquisadores da canção no Centro Cultural da UFRGS. Luiz Tatit e Luís Augusto Fischer (foto) são os autores da obra


MARIELEN BALDISSERA/DIVULGAÇÃO/JC
Lançamento do selo Arte & Cultura_DDC da Editora da UFRGS, o livro Forma e formação: uma conversa sobre a canção popular é fruto de um encontro entre Luiz Tatit e Luís Augusto Fischer, dentro da programação do Núcleo de Estudos da Canção, em 2012. Pouco mais de uma década depois, os dois professores se reúnem novamente para trocar ideias sobre essa forma artística fundamental na cultura brasileira e apresentar a publicação ao público na quarta-feira (22), às 18h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A ocasião também motiva a realização de um curso, que agrega outros pesquisadores do tema, no mesmo local, de quarta-feira (22) a quinta-feira (24). O evento tem entrada franca.Forma e formação: uma conversa sobre a canção popular aposta na conversa como forma de produção do conhecimento e na ideia de que a atmosfera de proximidade poderia trazer à tona temas ainda não abordados nos textos previamente publicados por Tatit e Fischer. O Núcleo também promove, até quinta-feira (24), um curso que traz cinco abordagens distintas da música e da canção popular, estabelecendo relações com a forma e com a formação. Como ministrantes, além de Tatit e Fischer, estão os pesquisadores Guto Leite, Leandro Maia e Arthur de Faria. Confira a programação completa:
Lançamento do selo Arte & Cultura_DDC da Editora da UFRGS, o livro Forma e formação: uma conversa sobre a canção popular é fruto de um encontro entre Luiz Tatit e Luís Augusto Fischer, dentro da programação do Núcleo de Estudos da Canção, em 2012. Pouco mais de uma década depois, os dois professores se reúnem novamente para trocar ideias sobre essa forma artística fundamental na cultura brasileira e apresentar a publicação ao público na quarta-feira (22), às 18h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A ocasião também motiva a realização de um curso, que agrega outros pesquisadores do tema, no mesmo local, de quarta-feira (22) a quinta-feira (24). O evento tem entrada franca.

Forma e formação: uma conversa sobre a canção popular aposta na conversa como forma de produção do conhecimento e na ideia de que a atmosfera de proximidade poderia trazer à tona temas ainda não abordados nos textos previamente publicados por Tatit e Fischer. O Núcleo também promove, até quinta-feira (24), um curso que traz cinco abordagens distintas da música e da canção popular, estabelecendo relações com a forma e com a formação. Como ministrantes, além de Tatit e Fischer, estão os pesquisadores Guto Leite, Leandro Maia e Arthur de Faria.

Confira a programação completa:
22/03, quarta-feira:
14h-17h – Canção: prosódia e artesanato (Luiz Tatit)
18h-19h30min – Forma e formação – lançamento do livro e debate (Luiz Tatit, Luís Augusto Fischer e Guto Leite)


23/03, quinta-feira:

9h-11h30min – Uma história da música popular do Rio Grande do Sul: primeira parte (Arthur de Faria)

14h-16h30min – Duas leituras: "Três apitos" e "Cotidiano" (Guto Leite)


24/03, sexta-feira:

9h-11h30min – Ensino de canção popular (Luís Augusto Fischer)

14h-16h30min – A canção como sistema: as pesquisas sobre Dona Conceição e notícias do doutorado em songwriting (Leandro Maia)