Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

Evento

- Publicada em 10 de Março de 2023 às 15:24

Aliança Francesa de Porto Alegre promove o evento Noite das Ideias

Evento promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre acontece em diversas regiões do mundo

Evento promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre acontece em diversas regiões do mundo


ISABELLE RIEGER/JC
A Aliança Francesa de Porto Alegre realiza a terceira edição local da Noite das Ideias, no dia 25 de março, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. O evento, que tem sua quarta edição no Brasil e 8ª edição internacional, conta com o apoio de instituições francesas e com a parceria local do Goethe Institut, Instituto Cervantes, Porto Alegre em Cena e da Prefeitura de Porto Alegre.
A Aliança Francesa de Porto Alegre realiza a terceira edição local da Noite das Ideias, no dia 25 de março, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. O evento, que tem sua quarta edição no Brasil e 8ª edição internacional, conta com o apoio de instituições francesas e com a parceria local do Goethe Institut, Instituto Cervantes, Porto Alegre em Cena e da Prefeitura de Porto Alegre.
Em 2023, a temática da Noite das Ideias se desenvolve em torno da máxima "Mais?", que ecoa o lema dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 - "Mais rápido, mais alto, mais forte - juntos") e se presta a uma grande variedade de abordagens. O evento, em Porto Alegre, acontece à tarde e reúne atividades que refletem sobre um mundo em que haja mais preservação ao meio ambiente e aos recursos naturais, mais sustentabilidade, senso de comunidade e coletividade.
Desde 2016, todos os anos, o Instituto Francês de Paris convida todas as instituições culturais e educacionais da França e do mundo inteiro a celebrar a livre circulação de ideias e troca de conhecimento. Em uma mesma noite, acontecem conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, assim como exibições, apresentações artísticas, exposições, concertos e oficinas em torno de um único grande tema internacional. A ideia é misturar os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade.
Confira a programação da Noite das Ideias em Porto Alegre:
Nesta edição, a Noite das Ideias conta com duas oficinas de criatividade, oferecidas pela Ong Umbúntu Alvorada e pela Escola Municipal Porto Alegre, um espetáculo teatral, dentro da programação do Porto Alegre em Cena, e um debate de ideias.
As oficinas abordam técnicas como cerâmica, pigmentação natural e papel artesanal, refletindo sobre reciclagem e utilização de matérias primas naturais. Em parceria com o festival de artes cênicas Porto Alegre em Cena, o espetáculo "Lampião e Maria Bonita", do grupo Mosaico Cultural, é inspirado no imaginário popular nordestino e mostra um recorte da história do cangaço. Por sua vez, o debate de ideias se desenvolve a partir da temática "Mais verde, mais qualidade de vida".
Oficinas de criatividade
15h - 17h: Oficina de pigmentação natural e fabricação de tijolos de barro por Umbúntu Alvorada
A oficina de pigmentação natural irá percorrer desde seu material bruto como a terra, frutos, e folhas, passando pelo processo de extração e finalizando com pintura de desenhos inspirados durante esse processo. Na fabricação de tijolos é mãos e pés no barro!
Sugerimos ir de chinelos, roupas confortáveis para sujarem, molharem e se divertirem.
15h - 17h: Oficina de papel artesanal e cerâmica Escola Municipal Porto Alegre
A oficina promove o contato com a polpa de papel e as folhas prontas, assim como com a argila reciclada e um objeto modelado em ponto de osso (argila seca, antes da queima), para realizar a confecção de um caderno artesanal com contas de cerâmica.
Teatro
17h - 18h: Espetáculo "Lampião e Maria Bonita"
Aventuras, batalhas, milagres e muita coragem. Lampião e Maria Bonita foi a montagem de celebração dos 10 anos do Grupo Mosaico Cultural. Inspirado na xilogravura, no mamulengo e nas brincadeiras do imaginário nordestino, a narrativa mostra um recorte da história do cangaço. Um divertido teatro de bonecos com mulheres valentes, homens guerreiros, milagres, assombrações, injustiças e outras doidices bem brasileiras!"
Debate
18h - 19h Debate de Ideias
Sob a temática "Mais verde, mais qualidade de vida", o debate de ideias aborda as relações entre a preservação do meio ambiente, consciência ambiental e a qualidade de vida do ser humano.
Debatedores
Fernanda Bastos nasceu em Porto Alegre no ano do centenário da Abolição da Escravatura no Brasil. É jornalista, poeta, tradutora e cofundadora da Figura de Linguagem, editora negra e independente pela qual lançou os livros "Dessa Cor" (2018), "Eu Vou Piorar" (2020) e "Os árbitros, as botas, as melancias & os postes" (2021). Mestra em Comunicação pela UFRGS, atua como apresentadora na TVE RS. Em 2022 integrou o coletivo curatorial da 20ª FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – ao lado da professora da UFBA Milena Britto e do crítico literário Pedro Meira Monteiro.
Valdeci C. de Souza, 65 anos, natural de Porto Alegre. Coordenador e palestrante do Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre desde 2011.
Mediadora
Sílvia Marcuzzo é jornalista, artivista (artista+ativista) e facilitadora de grupos. Trabalha com temas ambientais desde 1993. Já passou por redações, colaborou para diversos veículos e como consultora de comunicação ambiental atuou em projetos nas três esferas de governo e para organizações da sociedade civil. Há mais de 20 anos presta serviços para organizações não governamentais ambientalistas de várias partes do Brasil. Tem feito mediações de eventos presenciais, virtuais e entrevistas em seus canais do YouTube e Instagram. É articuladora da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, do coletivo POA Inquieta, onde criou os grupos de Sustentabilidade, Resíduos, Orgânicos, Plantio/Clima e Moda Sustentável. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO