Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Música

- Publicada em 13 de Julho de 2022 às 15:55

Guitarras vão soar alto no Samsung Best of Blues and Rock na Redenção

Porto Alegre recebe o evento Samsung Best of Blues, nessa sexta-feira

Porto Alegre recebe o evento Samsung Best of Blues, nessa sexta-feira


montagem sobre fotos de MARCOS HERMES/DIVULGAÇÃO/JC, AARON HIRSCH/DIVULGAÇÃO/JC e SAMSUNG BEST OF BLUES AND ROCK/DIVULGAÇÃO/JC
Adriana Lampert
O Parque Farroupilha (Redenção) vai ser ocupado por guitarristas de peso nesta sexta-feira, a partir das 18h. Chegando à sua 9ª edição, o Samsung Best of Blues and Rock vai reunir músicos da nova geração do rock e do heavy metal, como o gaúcho Ian Garbinato e o paulista Yohan Kisser, no mesmo palco que Joe Perry, um dos fundadores da banda norte-americana Aerosmith, em um evento gratuito na Capital. 
O Parque Farroupilha (Redenção) vai ser ocupado por guitarristas de peso nesta sexta-feira, a partir das 18h. Chegando à sua 9ª edição, o Samsung Best of Blues and Rock vai reunir músicos da nova geração do rock e do heavy metal, como o gaúcho Ian Garbinato e o paulista Yohan Kisser, no mesmo palco que Joe Perry, um dos fundadores da banda norte-americana Aerosmith, em um evento gratuito na Capital. 
Acompanhado por Gary Cherone (Extreme, Van Halen), Buck Johnson (Aerosmith, Doobie Brothers, Hollywood Vampires), Chris Wyse (Hollywood Vampires, The Cult, Ozzy Osbourne) e Joe Pet (Aerosmith), o guitarrista norte-americano fará um show instrumental evidenciando riffs e músicas que fizeram dele um dos 100 melhores guitarristas do mundo segundo a revista Rolling Stone, em 2012. Atualmente, o músico se dedica ao The Joe Perry Project e ao Hollywood Vampires.
Para sua passagem pelo Brasil, durante o Samsung Best of Blues & Rock, são esperadas performances de Let The Music Do The Talking (1980), do álbum de mesmo nome, além de canções do álbum I've Got the Rock 'N' Rolls Again (1981) como South Station Blues, East Coast, West Coast e a faixa-título. Além dos sucessos citados, Toys In The Attic (1975), do álbum homônimo, se caracteriza como um dos riffs mais conhecidos de Joe, assim como os da canção Walk This Way (1975).
Antes do ícone de uma das maiores bandas do rock mundial subir ao palco, o evento deste ano promove exibições de Yohan Kisser (filho do guitarrista, músico e compositor Andreas Kisser, da banda Sepultura), com interpretações de Frank Zappa, Pink Floyd, Jimi Hendrix e Rush. Integrante das bandas Sioux 66, formada em 2011, e Kisser Clan, onde toca clássicos do rock e do metal ao lado do pai, o jovem artista traz ao festival seu trabalho solo, recém-iniciado. No repertório de aproximadamente 11 músicas, ele irá apresentar dois de seus singles (Obra e Pêndulo), lançados recentemente, e outros três ainda inéditos, todos de seu primeiro álbum solo. 
Para o show que marca sua segunda participação no festival brasileiro (a primeira foi ao lado do pai, em apresentação transmitida pela internet, durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19), Kisser chamou o violinista Thiago Brisolla e o clarinetista Salomão Sidharta para se juntarem a ele, ao baterista William Paiva e ao baixista Guto Passos. "Como o repertório vai ser todo instrumental, preparamos vários arranjos, com influências não somente de clássicos do rock e do blues, mas também da música de Hermeto Pascoal e de Stravinski", comenta.
O público irá prestigiar o filho do integrante da banda Sepultura tocando também violão de nylon, e executando algumas músicas no piano. "Todos somos multi-instrumentistas: o Salomão Sidharta vai tocar saxofone, além de clarinete, o Guto Passos vai, em algum momento substituir o baixo por sintetizador, e o Thiago Brisolla, além de violino, vai tocar viola clássica e banjo", adianta Kisser.
Sobre a oportunidade de dividir o palco com Joe Perry, ele reconhece que "é outra responsabilidade". "Nunca vivi essa experiência, e tocar no festival é outro nível de trabalho", acentua. Esta será a primeira vez que o guitarrista paulista vem a Porto Alegre, e sua apresentação será antecedida pela performance de um instrumentista gaúcho, o guitarrista Ian Garbinato, que ficou conhecido por levar informações do universo do heavy metal aos seus mais de 500 mil seguidores no TikTok, com o projeto Ocaradometal. Por trás do personagem de redes sociais, o artista, de 25 anos, é produtor musical formado pela Unisinos, além de estudante do curso de Música na Ufrgs.
Garbinato conta que já participou de mais de sete bandas tocando guitarra, baixo e à frente dos vocais. Multi-instrumentista, produz de forma independente seu material artístico de dentro do seu quarto, o mesmo lugar que o tornou famoso no TikTok, com um público formado em mais de 70% pela geração Z. "Eu sempre quis ter um público forte no metal, mas as bandas de que participei não tinham muita perspectiva. Então, eu fui buscar um caminho que tem mais a ver comigo e encontrei essa brecha para criação de conteúdo", conta o artista. "Hoje em dia, eu represento a nova geração no Brasil e estou levando rock e metal para a gurizada que não estava tendo muito acesso a esses tipos de música."
O nome do projeto é o mesmo da banda que Garbinato irá lançar oficialmente durante sua apresentação nesta edição do Samsung Best of Blues and Rock. "Neste show, iremos tocar músicas próprias já lançadas, como O Hino das Pirigóticas e Reis do Twitter, e várias inéditas. E vamos lançar, durante a apresentação, a música This World", afirma o guitarrista. Ele ressalta que todas suas canções trazem temas "bem modernos". "No festival, iremos tocar só versões instrumentais", pondera. "Mas as pessoas podem cantar as letras se quiserem."
Além de repertório próprio, Ocaradometal irá levar ao palco na Redenção alguns clássicos do metal (de artistas como Ozzy Osbourne, Ginger Baker e Sepultura), e sons inspirados em música do Oriente Médio. "Também vai ter umas misturas engraçadas, como funk em versão metal", acrescenta. "Esse é o primeiro festival com característica mais instrumental e o maior que vou participar na minha vida. Me sinto muito realizado", finaliza o instrumentista gaúcho. 
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO