Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Música

- Publicada em 24 de Junho de 2022 às 18:26

Antônio Villeroy apresenta repertório do disco Luz Acesa no Theatro São Pedro

Este deve ser o último show do compositor no Brasil, antes de sua mudança para Portugal

Este deve ser o último show do compositor no Brasil, antes de sua mudança para Portugal


NILTON SANTOLIN/DIVULGAÇÃO/JC
Adriana Lampert
Nesta quinta-feira (30), o cantor e compositor Antonio Villeroy realiza uma única apresentação no Theatro São Pedro, onde irá executar as músicas de seu show Luz Acesa. O evento havia estava agendado para ocorrer no dia 28 de maio, mas foi transferido porque o artista foi acometido pela Dengue, logo que retornou ao Brasil de sua décima turnê pela Europa.
Nesta quinta-feira (30), o cantor e compositor Antonio Villeroy realiza uma única apresentação no Theatro São Pedro, onde irá executar as músicas de seu show Luz Acesa. O evento havia estava agendado para ocorrer no dia 28 de maio, mas foi transferido porque o artista foi acometido pela Dengue, logo que retornou ao Brasil de sua décima turnê pela Europa.
"Por acaso, esta viagem também havia ficado em suspenso durante o período da pandemia de Covid-19. A ideia era ter ocorrido em março de 2020", comenta o cantor que fez apresentações de Luz Acesa nas cidades de Holanda, França, Áustria e Espanha, entre 24 de março e 30 de abril deste ano. Segundo material de divulgação do show no Theatro São Pedro, o período na Europa rendeu 18 apresentações em um período de 43 dias muitas delas com lotação esgotada, bom destaque na imprensa e excelentes comentários de críticos de música.
Villeroy calcula que o show no Theatro São Pedro deve ser o último no Brasil antes de sua mudança para Portugal, onde irá morar com a família. Assim que chegar no destino da nova residência, em meados de outubro, ele inicia uma nova turnê por países do Velho Mundo, para onde levará o atual repertório, que inclui duas canções inéditas.
"Eu criei estas músicas recentemente, durante o período em que estive me apresentando pela Europa", conta o artista. Uma delas, Amsterdã, fala da capital da Holanda e será acompanhada de projeções de fotos e vídeos feitas pelo compositor durante a viagem. A outra, A tal fotografia, é uma canção inspirada em fotos feitas por fãs, amigos, parentes, conhecidos e colegas do cantor, ao seu lado e em situações e ocasiões distintas. "São imagens feitas ao longo de mais de uma década, por mais de 50 pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo - a maioria delas são registros em camarins, pós-shows, e coisas do gênero", explica. "Neste e em outros momentos, também haverá projeções audiovisuais, como que ilustrando as músicas", destaca.
O repertório, com 18 músicas, ainda inclui sucessos de carreira do artista, como a canção homônima ao disco, Luz Acesa, feita em parceria com Ana Carolina, por encomenda do diretor Jayme Monjardim para a novela Flor do Caribe (Rede Globo/2013). Também traz o repertório do disco de mesmo nome, gravado ao vivo no Teatro Renascença e lançado pelo compositor no ano passado, em comemoração ao seu aniversário de 60 anos e das quatro décadas de sua carreira. "Há muitas canções românticas, que já são uma característica de minha obra", afirma Villeroy, emendando que, por conta disso, 80% de seus mais de 130 intérpretes em todo o mundo são mulheres.
"Muitas de minhas canções ficaram conhecidas por vozes femininas, como as de Ana Carolina, Gal Costa, Zizi Possi e Martinália, entre outras", destaca o cantor. Ele ressalta que o título Luz Acesa também remete às ideias do Iluminismo. "A estreia deste show ocorreu no próprio Theatro São Pedro, em 2019, já com esse intuito de fazer um apelo à razão, à ciência, ao pensamento lógico, e intencionando uma saída das trevas, que é como sinto que estamos vivendo no mundo, em geral, e no Brasil, em particular", afirma Villeroy. Outras canções que o público poderá conferir são Tolerância, inspirada em um livro e novela de Voltaire (1694 - 1778), e Solitude, que inicia com uma frase do filósofo Jean-Jacques Rousseau.
Além de Villeroy, ainda sobem ao palco dois artistas da nova geração: Paola Kirst e Bernado Zubaran. A filha do cantor, Luisa, que estará com nove anos no dia da apresentação, também terá uma participação especial. "Ela vai cantar uma música inédita, composta por ela", adianta o cantor, reforçando a importância desta última apresentação antes da mudança com a família para outro continente. "O Theatro São Pedro é muito especial por tudo que já passou por ali, a exemplo de grande parte da música brasileira. Boa parte da minha história também é ligada a este espaço cultural. É um lugar onde me sinto muito a vontade."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO