Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Contra

em foco

- Publicada em 12 de Fevereiro de 2024 às 01:25

em foco

Performers from the Salgueiro samba school perform during the last night of Rio's Carnival parade at the Sambadrome Marques de Sapucai in Rio de Janeiro, Brazil, on February 24, 2020. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP) CARNAVAL RIO DE JANEIRO

Performers from the Salgueiro samba school perform during the last night of Rio's Carnival parade at the Sambadrome Marques de Sapucai in Rio de Janeiro, Brazil, on February 24, 2020. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP) CARNAVAL RIO DE JANEIRO


/CARL DE SOUZA/AFP/JC
Os desfiles das 12 principais
Os desfiles das 12 principais
escolas de samba do Rio de Janeiro
começaram na noite de domingo, com seis agremiações no sambódromo da Marquês de Sapucaí - que, inaugurado em 1984, está completando 40 anos. Nesta segunda-feira, a partir das 22h, vão para a avenida as seis escolas restantes - Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro. Os enredos são bastante variados - a Mocidade vai falar sobre o caju e tem o samba-enredo mais ouvido nos streamings (de autoria do humorista Marcelo Adnet, entre outros); a Mangueira vai prestar homenagem à cantora Alcione; o Salgueiro vai contar a história do povo yanomani e a Imperatriz Leopoldinense, atual campeã, vai partir do testamento de uma cigana para falar sobre sorte e azar. A apuração das notas será na tarde de quarta-feira de Cinzas, e o Desfile das Campeãs será no sábado. A TV Globo transmite os desfiles desta segunda-feira, a partir das 22h.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma
nova categoria no Oscar
pela primeira vez desde 2001, quando Melhor Filme de Animação passou a fazer parte da premiação. A partir de 2026, a categoria de Melhor Diretor de Elenco será incluída, como parte da 98ª edição do Oscar. A categoria irá premiar diretores de elenco, responsáveis pela escolha dos atores que dão vida à história dos filmes. As regras para votação e elegibilidade serão divulgadas apenas em abril de 2025, junto das regras completas da 98ª premiação. A demanda para a categoria existe pelo menos desde final da década de 1990 - à época, porém, diretores de elenco que propuseram a discussão não receberam apoio generalizado. A cerimônia de premiação do Oscar 2024 ocorrerá no dia 1º de março.
Depois de um período de recesso, a
Cinemateca Capitólio
(rua Demétrio Ribeiro, 1.085) retoma a programação em 2024 na quarta-feira, às 19h30min, com uma sessão surpresa de uma obra-prima do cinema embalada pela música de Leonard Cohen. A entrada é franca. Mais informações sobre a sessão podem ser conferidas no site do espaço. A partir da quinta-feira, a Capitólio apresenta três filmes do prestigiado realizador português João Pedro Rodrigues: O Ornitólogo, Fogo-Fátuo e Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois (este co-dirigido por João Rui Guerra da Mata). O valor do ingresso para essas sessões é de R$ 16,00. Na sexta-feira, às 19h30min, a primeira edição de 2024 do Projeto Raros apresenta um marco do cinema argentino: Nazareno Cruz e o Lobo (1975), de Leonardo Favio. Com apresentação em vídeo do crítico Ramiro Solzini, a sessão tem entrada franca.