Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 19 de Novembro de 2025 às 00:25

Campanha Tudo Gira Sobre Rodas: entrevista com Fabio Faccio

Fabio Faccio é CEO da Lojas Renner S.A

Fabio Faccio é CEO da Lojas Renner S.A

/Jeferson Bernardes/Divulgação
Compartilhe:
JC
JC
Como você apresenta sua empresa no mercado brasileiro? Em 2025, completamos 60 anos como o maior ecossistema de moda e lifestyle do Brasil, com o olhar para um futuro cada vez mais sustentável e inovador em toda a nossa cadeia de negócios, com experiências ainda mais encantadoras para os clientes e resultados consistentes para os acionistas.
  1. Como você apresenta sua empresa no mercado brasileiro?
Em 2025, completamos 60 anos como o maior ecossistema de moda e lifestyle do Brasil, com o olhar para um futuro cada vez mais sustentável e inovador em toda a nossa cadeia de negócios, com experiências ainda mais encantadoras para os clientes e resultados consistentes para os acionistas.
Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira, com 100% das ações negociadas em bolsa. Também está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas marcas Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 42 a 58; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios.
Atualmente, são cerca de 690 lojas em operação no Brasil, no Uruguai e na Argentina, considerando todos os negócios do ecossistema. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.
2. Sua empresa se utiliza do transporte de carga nas operações diárias? 
Sim, o transporte de cargas é o meio de distribuição e entrega mais utilizado por todas as marcas do Ecossistema da Lojas Renner S.A. 
3. O que representa o transporte de carga nas operações diárias de sua organização?
O transporte de cargas é essencial para as operações diária de abastecimento das mais de 690 lojas do ecossistema (Renner, Camicado, Ashua, Youcom e Repassa), transferências entre CDs e milhares de entregas diárias aos clientes finais de e-commerce. Chegamos ao nível preciso de ter janelas de poucos minutos marcadas para realizar o abastecimento em cada uma das lojas e de ofertar tracking em tempo real aos clientes de e-commerce em algumas regiões.
4. Qual o impacto em suas operações caso esse transporte fosse interrompido por um determinado período?
O impacto seria muito representativo uma vez que é um pilar fundamental na estratégia de Supply Chain da companhia. 
5. O que você gostaria de agregar sobre a importância do transporte no desenvolvimento do RS? 
O transporte de cargas é um pilar estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, especialmente em um cenário em que agilidade, eficiência e sustentabilidade são diferenciais competitivos. 
A infraestrutura de transporte eficiente não apenas impulsiona o crescimento do varejo, mas também fortalece toda a cadeia produtiva, gerando empregos, atraindo investimentos e conectando o RS ao restante do país e da América Latina. É fundamental que continuemos avançando em soluções logísticas integradas e sustentáveis para garantir um futuro mais próspero para o estado.
Na Lojas Renner S.A. investimos constantemente na modernização dos nossos processos, com a digitalização dos principais fluxos de distribuição para lojas e clientes finais do e-commerce. Essa evolução permite reduzirmos o tempo de entrega, os custos, trazendo benefícios a todos os stakeholders. Desta forma, reforçamos o nosso compromisso com a eficiência operacional e a excelência na experiência do consumidor, gerando encantamento, que é o nosso propósito.
6. Como você avalia o modelo de concessões de rodovias? Considera uma alternativa eficiente para modernizar a infraestrutura? São Paulo avançou muito com esse modelo, garantindo estradas seguras e bem conservadas. O Rio Grande do Sul deve seguir o mesmo caminho, com contratos equilibrados e tarifas justas, para que o investimento privado resulte em benefícios reais à logística e à competitividade regional?
O modelo de concessão rodoviária representa uma oportunidade estratégica para alinhar os interesses da sociedade, do setor produtivo e dos investidores privados. No entanto, sua efetividade depende diretamente da qualidade técnica e jurídica dos contratos estabelecidos, bem como da robustez dos mecanismos de fiscalização.
Para a indústria da moda — altamente dependente de uma logística eficiente e ágil — é essencial que haja equilíbrio entre a rentabilidade do concessionário e a tarifa aplicada ao usuário. A infraestrutura deve entregar valor proporcional ao custo, promovendo fluidez no transporte, previsibilidade nas entregas e redução de perdas operacionais.
Concessões bem estruturadas podem ser catalisadoras de competitividade, especialmente no varejo de moda, onde o tempo de resposta ao mercado é um diferencial importante.
 

Notícias relacionadas