Desde 1971, quando se formou em Letras, o mestre em Linguística Aplicada Paulo Flávio Ledur nunca mais deixou de lecionar. Primeiro, em diversas faculdades, depois, em cursos eventuais, ministrados em empresas e entidades, atividade que, hoje, divide com seu trabalho como editor, à frente da AGE. Ao todo, tem 16 obras publicadas, todas dedicadas a facilitar o entendimento da nem sempre simples língua portuguesa. A maioria de suas obras tem lugar garantido e permanente na mesa de quem escreve por ofício e de todos aqueles que não querem cometer erros. Afinal, assim como ele próprio, seus livros são referência sempre segura na matéria. Ledur já foi presidente do Instituto Estadual do Livro, da Câmara Rio-Grandense do Livro e do Conselho Estadual de Cultura e se preocupa com a qualidade do ensino no Brasil: “Entre tantas causas para o fracasso, o maior dos problemas é pensar pouco e decorar muito; utilizando só a memória, aprende-se de forma limitada, sem avançar por conta própria; com o uso da inteligência, do raciocínio lógico-dedutivo e da reflexão, conquista-se o conhecimento, tornando-o permanente e prazeroso”. E a reforma ortográfica, professor Ledur, como vai? “Nos meios editoriais, está consolidada, mas entre os estudantes e usuários em geral, ainda está longe de ser absorvida. As pessoas pensam que com o tempo, aos poucos, vão assimilando as mudanças, o que não acontece; é necessário um esforço concentrado de alguns dias e vontade de se adaptar”. Então, um pouco de aplicação para adequar-se às novas normas não é má ideia. Ideia, agora, sem acento, vale lembrar.
Programa de fim de semana: Ficar com a família, não importa onde
Filme: Titanic
Ator: Charles Chaplin
Atriz: Fernanda Montenegro
Cantor: Frank Sinatra
Cantora: Maria Bethânia
Música: A que me emociona em cada momento específico, podendo variar da música erudita à regional
Perfume: CK One, de Calvin Klein
Hobby: Ler
Esporte: Futebol
Livro que marcou: O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
Livro que está lendo: Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, de Mario Magalhães
Presente que gosta de dar: O que atende o perfil do presenteado
E de receber: Livros
Viagem que marcou: Roma, em especial os monumentos e prédios históricos
Projeto de viagem: Litoral chileno
Comida preferida: Salmão grelhado ao molho de alcaparras
O que não pode faltar na sua geladeira: Água
O supérfluo indispensável: Vinho tinto
Superstição com dinheiro: Não tenho
Queixa de consumidor: Falsas promessas contidas na publicidade e na embalagem
Carro: Um que não me deixe na mão
Sonho de consumo: Ter uma residência confortável na Serra gaúcha
Um site: Diversos, em especial os voltados à cultura
Símbolo de bom gosto: Vinho tinto envelhecido
Sinônimo de beleza: Postura elegante
Uma mulher pública: Madre Teresa de Calcutá
Um homem público: Nelson Mandela
Um mestre: Celso Pedro Luft
Uma decepção: A corrupção que se seguiu à abertura política no Brasil
Mania: Cumprimento de horário
Defeito: Não cultivar as relações sociais
Qualidade: Sinceridade
O que gostaria de ter sabido antes: Que a informática fosse interferir tanto na nossa vida
Receita de sucesso: Fazer o certo na hora certa
Uma frase: “É bom ser importante, mas é mais importante ser bom.” (autor desconhecido)
Canoas
O empreendedor da rede Nella Pietra Pizza, Fabio Centenaro, inaugura a primeira franquia em Canoas, ao lado de Vinício dos Santos e Ana Paula Becker, na próxima terça-feira, dia 26. A inauguração conta com a presença especial do pianista Rodrigo Solton, coquetel de vinhos e espumantes da Dunamis e cerveja artesanal exclusiva Nella Pietra. Esta é a sétima unidade Nella Pietra, que se caracteriza pela pizza artesanal.
Casamento
Renata dos Santos Gonçalves e Rubens Caglioni celebram a sua união neste sábado na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Veranópolis. Ao lado dos pais, Renato Gonçalves e Stela Maris Santos mais Osmar Caglioni e Irmaci Frizzon Caglioni, eles recebem os convidados na Sociedade Alfredochavense. A cerimonialista Sandra Rigo organiza a festa que recebe tons de marrom, fendi e dourado. A lua de mel é um charmoso tour pela Europa, englobando França, Itália e Portugal.
Tecnologia
A Hamburgtec, unidade da Valetec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale) em Novo Hamburgo, comemorou com as empresas residentes os resultados de 2012. Primeiro ano de atividades do parque tecnológico em Novo Hamburgo, o período marcou o crescimento das associadas, que compartilham um ambiente de inovação e estímulo à criatividade. Algumas das residentes somaram resultados com marcas de até 100% de crescimento sobre 2011, gerando projetos inovadores.