Natural de Gramado e apaixonado confesso pela cidade, Julio Chaulet cursou Hotelaria, tem MBA em gestão e há oito anos estuda, de forma independente, o mercado de luxo. O interesse pela hotelaria veio como herança, já que seus pais foram os proprietários de um dos primeiros hotéis da Serra gaúcha. Hoje, o empresário está à frente do ModeVie, hotel voltado ao segmento de luxo inaugurado este ano em Gramado, e já uma referência no setor. Projetado para hóspedes acima dos 14 anos, tem 15 suítes e fica no Centro da cidade. É o segundo hotel do mundo a oferecer um sistema de interação via iPad (cada unidade é equipada com um tablet), que comanda a automação de áudio, vídeo, iluminação e temperatura e ainda permite solicitar serviços e baixar filmes. Chaulet acredita que o empreendimento criou um novo nicho de turismo e consumo para a cidade e que ainda há espaço para a expansão da hotelaria local, mas que o desafio é criar opções que excedam o simples aumento do número de unidades. “Hoje, um hotel precisa ir além da venda de hospedagem”, diz. Para ele, o próximo passo a ser dado na região é a criação de um plano de desenvolvimento integrado e, para Gramado, especificamente, “tornar a cidade mais cosmopolita”.
Programa de fim de semana: Alguma atividade no ModeVie
Filme: O Poderoso Chefão
Ator: Anthony Hopkins
Atriz: Meryl Streep
Cantor: Marvin Gaye
Cantora: Lauren Hill
Música: Stuck in a moment - U2
Perfume: Allure, Chanel
Hobby: Leitura
Esporte: Futebol
Livro que marcou: Design thinking, de Tim Brown
Livro que está lendo: Muito além do nosso eu, de Miguel Nicolelis
Presente que gosta de dar: Que tenha a ver com a personalidade de quem recebe
E de receber: Livros e CDs
Viagem que marcou: Los Angeles, em 2005
Projeto de viagem: África do Sul
Comida preferida: Confit de pato do ModeVie
O que não pode faltar na sua geladeira: Água
O supérfluo indispensável: iPhone e iPad
Superstição com dinheiro: Nenhuma
Queixa de consumidor: As empresas não conhecerem seus clientes
Carro: Audi
Sonho de consumo: Não sou muito consumista, mas viagens sempre me fazem sonhar
Um site: Google
Símbolo de bom gosto: Chanel
Sinônimo de beleza: Luiza Brunet
Uma mulher pública: Luiza Helena Trajano
Um homem público: Jorge Gerdau Johannpeter
Um mestre: Gandhi
Uma decepção: Quando pessoas se comprometem com o que não vão cumprir
Mania: Empreender
Defeito: Pensar demais
Qualidade: Sempre seguir em frente
O que gostaria de ter sabido antes: Talvez os erros cometidos, mas, se soubesse, não teria aprendido tanto quanto aprendi
Receita de sucesso: Brilho no olho
Uma frase: Open minds lead to open doors
História da CAA/RS
A Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/RS lança, nesta sexta-feira, às 17h30min, na sede da OAB/RS, na Washington Luiz, o seu primeiro livro histórico. Denominada CAA/RS: uma história de benefícios e serviços aos advogados gaúchos, a publicação tem como objetivo resgatar as principais ações e conquistas realizadas pela entidade desde a sua criação até o momento atual, em prol da advocacia gaúcha. Sob a organização do presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães, o livro foi escrito pela jornalista Raiza Ismério Roznieski.
Crônicas do professor
O professor Ruy Carlos Ostermann lançou, na quarta-feira passada, no auditório na sede da Bettanin, em Esteio, o seu livro versão pocket. São 104 crônicas escritas entre 2004 e 2012, especialmente selecionadas por Luís Augusto Fischer e Kátia Suman para a publicação. Vale lembrar que a Bettanin patrocina projetos sociais que envolvem também seus profissionais internos, e o livro do professor marca o apoio da empresa ao Projeto da Signi através da Lei de Incentivo à Cultura.
Concerto de Natal

Carlos Konrath, diretor da Opus, com a cantora Vanessa da Mata.
FABIANO PANIZZI/DIVULGAÇÃO/JC