Dona de uma intensidade nem sempre detectável em suas maneiras reservadas, Debora Ioschpe é generosa ao confessar amores: cinema, moda, design, mercado, pedras, “não vivo sem elas”, livros. Quando não está em Porto Alegre, pode apostar: está em Nova Iorque, observando o mundo, ou em Punta del Este, desenhando e descansando. Em plena comemoração de 13 anos de atividades, somados a partir de sua formação acadêmica em desenho industrial, na Ulbra, ela conta que o processo de criação de suas joias tem origem na observação atenta “do cotidiano, das pessoas, sentimentos e detalhes da vida”. Como designer, sempre seguiu um caminho próprio, ousando nas formas e nos materiais: atualmente, junto com ouro e pedras brasileiras, vem usando peles de píton e arraia, pergaminho e penas. Como resultado, harmonia e extrema elegância, sempre. Mãe de trigêmeas, de seis anos de idade, Debora lança duas grandes coleções ao ano e várias menores, normalmente temáticas. O que encontrará quem for bisbilhotar no porta-joias da designer? “Por incrível que pareça, não muitas peças, mas sempre em ouro negro. Meu anel de caveira é absolutamente inseparável e indispensável. À noite, gosto de brincos pretos e verdes”. A designer se prepara para, a partir do próximo ano, comercializar suas joias em outras paragens: Rio de Janeiro e São Paulo, e Copenhague, na Dinamarca, como primeiro passo no exterior – que, a julgar por sua trajetória, deverá ser firme e forte.
Programa de fim de semana: Ficar em casa com minhas filhas e meu namorado, petit comitee com os amigos mais queridos e almoço na minha vó Elsbeth
Filme: Meia-noite em Paris
Ator: Leonardo Di Caprio
Atriz: Kate Winslet
Cantor: O vocalista do Pet Shop Boys
Cantora: Rita Lee
Música: Pop e clássica
Perfume: Un jardin sur le Nil
Hobby: Decoração
Esporte: Detesto todos. É uma realidade
Livro que marcou: O Diário de Anne Frank
Livro que está lendo: Guia da cultura proibida
Presente que gosta de dar: O que tiver a cara de quem vai receber
E de receber: Os que o meu namorado me dá
Viagem que marcou: Itália
Projeto de viagem: Interior da Itália, a França mais detalhadamente, Índia e China
Comida preferida: Arroz, feijão, couve e farofa
O que não pode faltar na sua geladeira: Chá gelado feito em casa
O supérfluo indispensável: Esmaltes Chanel
Queixa de consumidor: Vendedor tem que saber o nome do cliente, cumprimentá-lo na porta e deixá-lo à vontade: fidelização, e não amizade
Carro: Volvo
Sonho de consumo: Bolsas Chanel e uma horta
Símbolo de bom gosto: Cultura e simplicidade. O menos é mais, com categoria e muita qualidade
Sinônimo de beleza: A drusa, que fica bem no interior da ágata. Tudo o que vem de dentro para fora
Uma mulher pública: Dilma Rousseff
Um homem público: Meu irmão, Gustavo
Um mestre: Meu pai
Uma decepção: Pessoas em quem apostei e não eram merecedoras
Mania: Protetor labial de mel e creme para as mãos
Defeito: Ser acomodada
Qualidade: Ser correta
O que gostaria de ter sabido antes: Que de fato existem pessoas muito ruins no mundo. Não é mentira
Receita de sucesso: Poder acordar todos os dias
Uma frase: “Quem nasceu pra ser rascunho nunca vai ser passado a limpo”
Criadores
O jantar de final de ano da Associação Brasileira de Criadores de Devon, liderada por Adelar Santarem, reuniu mais de 30 criadores da raça no restaurante Fazenda Barba Negra, em Porto Alegre. O evento contou com a presença do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, do diretor do Parque de Exposições Assis Brasil, Telmo Motta Júnior, e da diretora-executiva da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, Helena Lopes.
Boa mesa
O Hashi Art Cuisine está comemorando seus seis anos com uma semana especial para os apreciadores da alta gastronomia. Até este sábado o premiado restaurante, liderado pelo chef Carlos Kristensen e por Luciane Scherer, quer compartilhar com seus convidados o retorno dos clássicos e os sabores atuais com uma pitada do que ainda está por vir. Além de menus especiais, o restaurante ainda vai presentear seus clientes com mimos e boas surpresas.
Borbulhas
O Chairs Resto Lounge comemora o final da temporada de festas deste ano com uma nova edição da Baby Chandon Rose Party neste sábado, com coquetel vip de espumante. O destaque da noite é a participação da DJ Andrezza Corleto, indicada ao 1° Poabeat! Contest. Ainda no line up estão Paulo Maia, residente da casa, Rodrigo M e o carioca Lourenço Ribeiro, conhecido por embalar as festas oficiais do circuito mundial de surfe.