Três perguntas para Leandro de Lemos, diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos (AGE), da Pucrs
1 - A Pucrs, em parceria com o BRDE, anunciou o Programa de Aceleração de Empreendimentos, o Proa. No que consiste esta iniciativa?
Leandro Lemos - É um programa para apoiar startups e spinoffs com foco em propostas de inovação. Por meio da parceria com o BRDE, disponibilizaremos a linha de crédito BRDE Inova, com financiamentos a partir de R$ 150 mil. Além disso, o programa tem o acompanhamento de empresários, que dividirão sua experiência com as startups.
2 - Quantas empresas já estão na largada do programa? Existem áreas de inovação em que o Proa pretende investir mais?
Lemos - Iniciaremos com cerca de 12 empresas participantes, e não há restrição em relação ao segmento de atuação. Nosso propósito é abrir uma janela de oportunidades para novos empreendimentos de inovação, envolvendo o ecossistema do TecnoPUC, o apoio do BRDE e a expertise de empresários.
3 - Quanto ao porte das empresas, o programa terá seu foco em novas empresas, ou também abrirá espaço para empresas maiores com interesse em inovar seus processos?
Lemos - Nosso plano é prospectar boas oportunidades, propondo um mecanismo institucional de colaboração e apoio à inovação. Isso também abrange empresas maiores. Somos procurados diariamente por empreendedores, investidores e fundos de investimentos interessados em participar do ecossistema de inovação da instituição. Com o Proa, queremos preencher essa lacuna.
ISS vai virar problema para TI
Empresas que pagam Imposto Sobre Serviços (ISS) podem se preparar. Tudo indica que o imposto ficará maior e mais complicado de pagar em 2014. Um projeto de lei do senador Romero Jucá (PMDB-RR), tramitando em regime de urgência e com apoio dos prefeitos, muda o lugar de recolhimento do tributo da sede do prestador para a do tomador do serviço. Assim, uma empresa precisará estar preparada para lidar com 5 mil cidades no Brasil. Reduzir o ISS deixará de ser uma estratégia dos prefeitos para atrair investimento, motivo pelo qual a tendência é que passe a ser cobrada a alíquota máxima de 5%. Saiba mais:
http://bit.ly/1g7qoBI.
Novos rumos para a BITS?
A Deutsche Messe AG comprou os 49% restantes para assumir o controle total da Hannover Fairs Sulamérica, sua filial no Brasil, que organiza por aqui feiras como a Mercopar, em Caxias do Sul e a BITS, em Porto Alegre. O novo presidente da Hannover Fairs Sulamérica será Valério Regente, um executivo experiente da área de TI, vindo da Software AG. Regente terá a missão de fazer a BITS emplacar na quarta edição, marcada para 13 a 15 de maio. A feira de TI foi uma grande conquista para a cidade, mas pode evoluir muito. Isso passa por melhorar a aproximação com as empresas e entidades do setor de TI. Entenda:
http://bit.ly/1aWS84D.
Sobe: ContaAzul
Empresa catarinense de sistemas de gestão pela internet recebeu um novo aporte de capital, o segundo em seis meses, incluindo desta vez o fundo de Peter Thiel, cofundador do Paypal.
Desce: Galaxy Gear
Um em cada três compradores do relógio inteligente lançado em agosto pelos coreanos devolveu o aparelho nas lojas da varejista americana Best Buy. Péssimo sinal.
Agenda
- 4/11 – Gartner Symposium / ITxpo: Evento para CIOs e executivos seniores de TI no Sheraton WTC Hotel em São Paulo. Contato: brasil.inscricoes@gartner.com
- 9/11 – Day IN – Carreira e Gestão de TI: Evento com talks, open spaces e práticas sobre carreira, mercado, boas práticas e frameworks de gestão de TI. Às 10h no Nós Coworking no Shopping Total. Contato: eventos@somos.cc
Mercado de trabalho
- Targeteria - Desenvolvedor PHP. Conhecimento de HTML, CSS, jQuery, PHP, social web. CV para contato@targeteria.com