Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 04 de Novembro de 2013 às 00:00

Pucrs e BRDE apoiam startups


BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Três perguntas para Leandro de Lemos, diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos (AGE), da Pucrs
Três perguntas para Leandro de Lemos, diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos (AGE), da Pucrs
1 - A Pucrs, em parceria com o BRDE, anunciou o Programa de Aceleração de Empreendimentos, o Proa. No que consiste esta iniciativa?
Leandro Lemos - É um programa para apoiar startups e spinoffs com foco em propostas de inovação. Por meio da parceria com o BRDE, disponibilizaremos a linha de crédito BRDE Inova, com financiamentos a partir de R$ 150 mil. Além disso, o programa tem o acompanhamento de empresários, que dividirão sua experiência com as startups.
2 - Quantas empresas já estão na largada do programa? Existem áreas de inovação em que o Proa pretende investir mais?
Lemos - Iniciaremos com cerca de 12 empresas participantes, e não há restrição em relação ao segmento de atuação. Nosso propósito é abrir uma janela de oportunidades para novos empreendimentos de inovação, envolvendo o ecossistema do TecnoPUC, o apoio do BRDE e a expertise de empresários.
3 - Quanto ao porte das empresas, o programa terá seu foco em novas empresas, ou também abrirá espaço para empresas maiores com interesse em inovar seus processos?
Lemos - Nosso plano é prospectar boas oportunidades, propondo um mecanismo institucional de colaboração e apoio à inovação. Isso também abrange empresas maiores. Somos procurados diariamente por empreendedores, investidores e fundos de investimentos interessados em participar do ecossistema de inovação da instituição. Com o Proa, queremos preencher essa lacuna.
ISS vai virar problema para TI
Empresas que pagam Imposto Sobre Serviços (ISS)  podem se preparar. Tudo indica que o imposto ficará maior e mais complicado de pagar em 2014. Um projeto de lei do senador Romero Jucá (PMDB-RR), tramitando em regime de urgência e com apoio dos prefeitos, muda o lugar de recolhimento do tributo da sede do prestador para a do tomador do serviço. Assim, uma empresa precisará estar preparada para lidar com 5 mil cidades no Brasil. Reduzir o ISS deixará de ser uma estratégia dos prefeitos para atrair investimento, motivo pelo qual a tendência é que passe a ser cobrada a alíquota máxima de 5%. Saiba mais: http://bit.ly/1g7qoBI.
Novos rumos para a BITS?
A Deutsche Messe AG comprou os 49% restantes para assumir o controle total da Hannover Fairs Sulamérica, sua filial no Brasil, que organiza por aqui feiras como a Mercopar, em Caxias do Sul e a BITS, em Porto Alegre. O novo presidente da Hannover Fairs Sulamérica será Valério Regente, um executivo experiente da área de TI, vindo da Software AG. Regente terá a missão de fazer a BITS emplacar na quarta edição, marcada para 13 a 15 de maio. A feira de TI foi uma grande conquista para a cidade, mas pode evoluir muito. Isso passa por melhorar a aproximação com as empresas e entidades do setor de TI. Entenda: http://bit.ly/1aWS84D.
Sobe: ContaAzul
Empresa catarinense de sistemas de gestão pela internet recebeu um novo aporte de capital, o segundo em seis meses, incluindo desta vez o fundo de Peter Thiel, cofundador do Paypal.
Desce: Galaxy Gear
Um em cada três compradores do relógio inteligente lançado em agosto pelos coreanos devolveu o aparelho nas lojas da varejista americana Best Buy. Péssimo sinal.
Agenda
  • 4/11 – Gartner Symposium / ITxpo: Evento para CIOs e executivos seniores de TI no Sheraton WTC Hotel em São Paulo. Contato: brasil.inscricoes@gartner.com
  • 9/11 – Day IN – Carreira e Gestão de TI: Evento com talks, open spaces e práticas sobre carreira, mercado, boas práticas e frameworks de gestão de TI. Às 10h no Nós Coworking no Shopping Total. Contato: eventos@somos.cc
Mercado de trabalho
  • Targeteria - Desenvolvedor PHP. Conhecimento de HTML, CSS, jQuery, PHP, social web. CV para contato@targeteria.com
  • ITS Group - Consultores SAP / ABAP níveis sênior, pleno e júnior. CV com vaga no assunto, taxa e disponibilidade para rh@itsgroup.com.br
  • A Softdesign - Programador .NET Sênior. Experiência de três anos ou mais em ASP.NET 3.5 ou 4.0 em aplicações Webform ou MVC. CVs: rh@softdesign-rs.com.br
  • Com a colaboração de Jéssica Mello e Leandro Souza
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO